ANÁLISE ESTATÍSTICA DA INTENSIDADE DO USO DE ENERGIA DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES NO BRASIL:
PROPOSIÇÃO DE BENCHMARKING SIMPLIFICADO
Palavras-chave:
benchmarking energético, uso de energia em edificações, estoque de edificações, edificações escolaresResumo
Este estudo apresenta uma proposição de benchmarking estatístico do estoque de edificações escolares no Brasil. Informações de consumo de energia, área construída, número de alunos e localização (zona bioclimática) de 2.445 escolas foram utilizadas para se calcular indicadores de intensidade de uso de energia (EUI) em termos de área construída e número de alunos, realizando-se também uma transformação logarítmica para garantir aderência à distribuição normal. Esses indicadores foram analisados por meio de teste de normalidade, desenvolvimento de histogramas, cálculo de medidas de síntese estatística, e determinação de um benchmarking estatístico por meio de normalização simples. Além disso, uma análise de variância (ANOVA) foi aplicada para verificar se o EUI apresenta variação estatística em relação às diferentes zonas bioclimáticas observadas. Resultados apresentam valores típicos de EUI por área construída e por número de alunos para o estoque de edificações e o benchmarking estatístico apresenta valores limites para classificação do desempenho operacional dessas edificações de “A” (melhor desempenho) até “E” (pior desempenho). O teste estatístico ANOVA apontou que há variação dos valores médios dos EUIs para diferentes zonas bioclimáticas. Conclusões apontam que o método utilizado para benchmarking é válido para uma abordagem primária, porém é limitado por não considerar como parâmetro a localidade da edificação, identificado como importante no teste estatístico empregado. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de um método mais robusto para representar o benchmarking energético de edificações no Brasil.
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