INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DA ENVOLTÓRIA NA CLASSIFICAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES DE ESCRITÓRIO COM BASE NO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO DO PBE EDIFICA (INI-C)

Autores

  • Bárbara Jordão .
  • Lorrany da Silva Mendes .
  • Larissa Pereira de Souza .
  • Greici Ramos .
  • Renata De Vecchi .
  • Michele Fossati .
  • Ana Paula Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Lamberts Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

eficiência energética da envoltória, INI-C, fator de forma, PAF, DPI, fator solar

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a influência de parâmetros da envoltória na classificação de eficiência energética de duas tipologias de escritório considerando os climas de Curitiba/PR e Cuiabá/MT, e o novo método simplificado da Instrução Normativa Inmetro para Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C) do PBE Edifica. Os parâmetros analisados foram o fator solar do vidro (FS = 0,82 e FS = 0,27), o percentual de abertura da fachada (PAF 40% e 80%), sombreamento das aberturas (AVS de 30°) e a carga interna de iluminação (DPI 8,5 W/m² e 14,1 W/m²). Consideraram-se, para tanto, duas edificações de 10 andares, com áreas e fatores de forma diferentes: a geometria 1 com 500 m² (20 m x 25 m, e FF de 0,22) e a geometria 2 com 2.500 m² (50 m x 50 m, e FF de 0,12) e analisados: densidade de carga térmica, classificação de eficiência da envoltória e percentual de redução da carga térmica de resfriamento. Os resultados indicam que os melhores casos possuem DPI A, PAF 40% e vidro laminado; porém, o uso de vidro de referência com sombreamento também atinge a classificação mais alta para Cuiabá, diferentemente de Curitiba, demonstrando a importância de sombreamento em climas mais quentes. Nota-se, ainda, que a melhoria de DPI D para A é satisfatória no resultado final para todas as geometrias e casos. Observou-se que o impacto foi maior na geometria 2, de menor FF e maior área de zona interna, podendo melhorar em 20% em Curitiba (diminuindo 12,1 kWh/(m².ano)) e em 6% em Cuiabá (diminuindo 11,0 kWh/(m².ano)).

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

JORDÃO, Bárbara; MENDES, Lorrany da Silva; SOUZA, Larissa Pereira de; RAMOS, Greici; VECCHI, Renata De; FOSSATI, Michele; MELO, Ana Paula; LAMBERTS, Roberto. INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DA ENVOLTÓRIA NA CLASSIFICAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES DE ESCRITÓRIO COM BASE NO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO DO PBE EDIFICA (INI-C). In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1381–1390. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4569. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)