BENCHMARKING ESTATÍSTICO CONSIDERANDO DIFERENTES INDICADORES DE DESEMPENHO ENERGÉTICO:
ESTUDO EM ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS
Palavras-chave:
Benchmarking, Escala de Desempenho Energético, Intensidade de Uso EnergéticoResumo
Escolas de ensino infantil são edificações de baixa complexidade e importantes para a estruturação das comunidades, com gasto energético representativo a nível municipal. A classificação do desempenho energético dessas edificações auxilia na escolha de estratégias de eficiência energética a serem implementadas. Esse artigo tem como objetivo analisar a classificação energética de edificações de ensino infantil de Florianópolis por meio de dois indicadores: (1) consumo energético anual por área e (2) consumo energético anual por número de alunos. As escolas de ensino infantil foram classificadas em uma escala de A até E, considerando um método de benchmarking estatístico. Os resultados mostraram que a amostra classificada pelo indicador relativo à área adequou-se melhor à distribuição normal e teve menor desvio padrão. Para a utilização do indicador relativo ao número de alunos, deve-se realizar uma calibração dos dados, considerando alunos em período integral e meio período de maneira específica. Ao se analisar uma edificação em específico, deve-se interpretar os resultados dos dois indicadores em conjunto, pois mesmo com área e número de alunos reduzidos existe o Consumo Energético Basal para o funcionamento da edificação, também influente na sua classificação. Antes da escolha do indicador a ser utilizado em um estudo, é recomendável o conhecimento do estoque e do objetivo das análises que serão feitas e, caso seja prevista a implementação de estratégias de eficiência energética, um estudo individualizado do projeto.
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