ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALAS DE AULA
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALAS MODULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Palavras-chave:
iluminação natural, abertura zenital, claraboia.Resumo
A utilização da iluminação natural em salas de aula é um fator importante no desenvolvimento das atividades ali realizadas. Esta pesquisa propõe a utilização de iluminação natural em substituição a artificial nas salas de aula modulares da Universidade Federal de Sergipe, campus Laranjeiras. Na metodologia foram feitas modelagens das salas e hipóteses possíveis para intervenção, na qual definiu-se aberturas zenitais no telhado e claraboias na laje da edificação. Foram então elaborados seis diferentes modelos seguindo relação do comprimento das claraboias com a área das aberturas zenitais na laje, posteriormente simulados com o software TropLux 8. Foram determinadas métricas para avaliar o desempenho lumínico das salas e modelos, sendo elas iluminância média anual (EMA), uniformidade média anual (UMA), autonomia de luz natural espacial (ALNe) e iluminância útil de luz natural (IULN). Para EMA, diversos modelos obtiveram resultados superiores em relação ao ambiente original. Na UMA, nenhuma simulação atingiu o desempenho mínimo de uniformidade. Para ALNe, todos os modelos atingiram o grau preferível ou nominalmente aceito. Já a IULN, os modelos superaram em até 20% o ambiente original. Importante destacar, que mantida a área e modificado o formato da abertura zenital houve alterações no desempenho luminoso.
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