Avaliação das condições de disponibilidade de luz natural no edifício histórico do CampusLar/UFS
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3908Palavras-chave:
Iluminação natural, Patrimônio histórico, Simulação computacionalResumo
O uso da iluminação natural em edifícios de valor histórico é uma importante premissa na adequação de tais espaços ao uso educacional. A literatura ainda carece de discussões e referenciais sobre o tema, o que resulta em edificações inadequadas para uso educacional. O Campus de Laranjeiras, da Universidade Federal de Sergipe, se insere nesse contexto, ao estar sediada em um conjunto arquitetônico do século XVIII. O objetivo desse trabalho foi a avaliação das condições de iluminação natural das salas de aula do campus de Laranjeiras. Para tanto foram escolhidas três tipologias representativas. As salas foram simuladas computacionalmente usando o software Troplux. As métricas avaliadas foram a Iluminância média anual, Uniformidade média anual, Iluminância útil de luz natural e autonomia espacial da luz natural. Os resultados apontam que as pequenas dimensões das janelas inseridas nas paredes novas das edificações são insuficientes para a promoção da quantidade de luz natural nos ambientes. Em alguns casos, em que há suficiência, o fato de não haver proteção solar inviabiliza seu uso. As janelas originais, de grandes dimensões, tendem a promover muita luz para o ambiente interno, resultando em regiões muito iluminadas próximo à janela e escuras nas porções mais distantes. Conclui-se que o trabalho avalia um recorte da realidade do CampusLar, e que nesse sentido fomenta a discussão sobre a adequação de edifícios históricos para fins educacionais.
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