Ensino de conforto ambiental
experiências didático-pedagógicas no curso de arquitetura e urbanismo da UFS
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3906Palavras-chave:
Ensino de conforto ambiental, Situação-problema, Experimentos de medição e simulaçãoResumo
Este artigo relata experiências de ensino de conforto ambiental no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. As experiências trazidas abrangem disciplinas teóricas e práticas, como ‘Conforto Ambiental – 2019.2 e 2020.2’, ‘Tópicos Especiais em Conforto Ambiental – 2019.4’ e ‘Laboratório de Conforto Ambiental – 2021.2’. Esse recorte contempla, como ‘pano de fundo’, os desafios didático-pedagógicos enfrentados pela comunidade acadêmica na pandemia da COVID-19 em diferentes contextos de restrições vivenciados pela universidade. O artigo inicia com breve contextualização sobre tendências de ensino e informações do Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS quanto à matéria de ensino ‘Conforto Ambiental’. Nos resultados e discussões, são apresentadas as disciplinas, descrevendo suas abordagens metodológicas e formas de avaliação. Os produtos e relatos de alunos das experiências vivenciadas são discorridos na sequência. Compreende-se que os resultados alcançados das metodologias de ensino relatadas foram satisfatórios, uma vez que possibilitaram a construção do conhecimento através de exercícios envolvendo situações – problema possíveis no cotidiano do arquiteto e urbanista. Espera-se que o artigo contribua para área de conforto ambiental com a socialização de práticas de ensino a fim de incentivar debates e reflexões sobre o ensino e aprendizagem na arquitetura e urbanismo.
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