Ensino de conforto ambiental

experiências didático-pedagógicas no curso de arquitetura e urbanismo da UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3906

Palavras-chave:

Ensino de conforto ambiental, Situação-problema, Experimentos de medição e simulação

Resumo

Este artigo relata experiências de ensino de conforto ambiental no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. As experiências trazidas abrangem disciplinas teóricas e práticas, como ‘Conforto Ambiental – 2019.2 e 2020.2’, ‘Tópicos Especiais em Conforto Ambiental – 2019.4’ e ‘Laboratório de Conforto Ambiental – 2021.2’. Esse recorte contempla, como ‘pano de fundo’, os desafios didático-pedagógicos enfrentados pela comunidade acadêmica na pandemia da COVID-19 em diferentes contextos de restrições vivenciados pela universidade. O artigo inicia com breve contextualização sobre tendências de ensino e informações do Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS quanto à matéria de ensino ‘Conforto Ambiental’. Nos resultados e discussões, são apresentadas as disciplinas, descrevendo suas abordagens metodológicas e formas de avaliação. Os produtos e relatos de alunos das experiências vivenciadas são discorridos na sequência. Compreende-se que os resultados alcançados das metodologias de ensino relatadas foram satisfatórios, uma vez que possibilitaram a construção do conhecimento através de exercícios envolvendo situações – problema possíveis no cotidiano do arquiteto e urbanista. Espera-se que o artigo contribua para área de conforto ambiental com a socialização de práticas de ensino a fim de incentivar debates e reflexões sobre o ensino e aprendizagem na arquitetura e urbanismo.

Biografia do Autor

Italo César Montalvão Guedes, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FECFAU/UNICAMP. Professor Efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Laranjeiras - SE, Brasil)

Pedro Vitor Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Laranjeiras - SE, Brasil)

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

GUEDES, Italo César Montalvão; RIBEIRO, Pedro Vitor Sousa. Ensino de conforto ambiental: experiências didático-pedagógicas no curso de arquitetura e urbanismo da UFS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3906. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3906. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental