METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ILUMINAÇÃO
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Palavras-chave:
iluminação natural e artificial, ensino, aprendizagem baseada em projetoResumo
A formação do docente nos cursos de bacharel, como o curso de arquitetura e urbanismo, apresenta déficits didáticos no que se refere a técnicas e aos meios para transmitir o conhecimento, que são peculiares dos cursos de licenciatura. Assim, apesar de dominarem os conceitos e teorias que envolvem os conhecimentos técnicos da área, muitos docentes apresentam dificuldades relacionadas a parte didática. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é divulgar por meio de um relato de experiência a aplicação de uma metodologia ativa que auxilie ou inspire professores do curso de arquitetura e urbanismo. A atividade consistiu na construção de um ambiente de prototipagem com o uso de caixas de sapato e olho mágico, foi aplicada na disciplina de Conforto Ambiental II para trabalhar os temas de iluminação natural e artificial. A metodologia foi utilizada em duas turmas do quinto período de arquitetura e urbanismo em semestres diferentes, a configuração das turmas variou principalmente pelo número de alunos, 39 e 11, e ouve uma proposta de modificação no cronograma das atividades, baseada na experiência do primeiro semestre. Os resultados da atividade foram positivos, os alunos demonstraram entusiasmo e a assimilação do conteúdo foi satisfatória, as propostas dos ambientes foram criativas, assim como os mecanismos utilizados para representar a iluminação. A modificação do cronograma mostrou que no semestre em que a metodologia foi proposta ao final do período os alunos demonstraram mais segurança e domínio dos conceitos para aplicar na construção da maquete, assimilando o conteúdo e chegando a um resultado final mais interessante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.