METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ILUMINAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores/as

  • Thiago Toledo Viana Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Gaudereto Soares Instituto Federal Sudeste MG

Palabras clave:

iluminação natural e artificial, ensino, aprendizagem baseada em projeto

Resumen

A formação do docente nos cursos de bacharel, como o curso de arquitetura e urbanismo, apresenta déficits didáticos no que se refere a técnicas e aos meios para transmitir o conhecimento, que são peculiares dos cursos de licenciatura. Assim, apesar de dominarem os conceitos e teorias que envolvem os conhecimentos técnicos da área, muitos docentes apresentam dificuldades relacionadas a parte didática. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é divulgar por meio de um relato de experiência a aplicação de uma metodologia ativa que auxilie ou inspire professores do curso de arquitetura e urbanismo. A atividade consistiu na construção de um ambiente de prototipagem com o uso de caixas de sapato e olho mágico, foi aplicada na disciplina de Conforto Ambiental II para trabalhar os temas de iluminação natural e artificial. A metodologia foi utilizada em duas turmas do quinto período de arquitetura e urbanismo em semestres diferentes, a configuração das turmas variou principalmente pelo número de alunos, 39 e 11, e ouve uma proposta de modificação no cronograma das atividades, baseada na experiência do primeiro semestre. Os resultados da atividade foram positivos, os alunos demonstraram entusiasmo e a assimilação do conteúdo foi satisfatória, as propostas dos ambientes foram criativas, assim como os mecanismos utilizados para representar a iluminação. A modificação do cronograma mostrou que no semestre em que a metodologia foi proposta ao final do período os alunos demonstraram mais segurança e domínio dos conceitos para aplicar na construção da maquete, assimilando o conteúdo e chegando a um resultado final mais interessante.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

RODRIGUES, Thiago Toledo Viana; SOARES, Bruno Gaudereto. METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ILUMINAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1743–1752. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4560. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

Artículos más leídos del mismo autor/a