PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DE PICTOGRAMAS A SEREM USADOS EM EMBALAGENS DE LÂMPADA:

estratégia voltada para eficiência energética em iluminação

Autores

  • Helena C. L. Brandão UFRJ
  • Daniel A. P. de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Paulo B. da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

comunicação visual, pictogramas, unidades fotométricas

Resumo

O artigo apresenta os resultados do estudo em fase final do uso de pictogramas para expressar unidades fotométricas e suas relações em embalagens de lâmpadas de alto rendimento luminoso. Esse estudo corresponde à última etapa de uma pesquisa interdisciplinar que tem como estratégia de eficiência energética, aprimorar a comunicação visual dos produtos disponíveis no mercado, estimulando a difusão e assimilação pela população de novas tecnologias de fontes primárias de luz. Essa pesquisa colabora com a educação e a popularização da ciência e da tecnologia, estimulando mudanças no padrão de consumo da população, bem como, de produção de bens e serviços ofertados atualmente. Mudanças que, junto com novos hábitos, trazem melhorias ao meio ambiente. O estudo de adoção de pictogramas é um desdobramento de fases anteriores da pesquisa que evidenciaram erros de comunicação visual ao analisar as regulamentações existentes de informações de embalagens de lâmpadas em comparação ao que é produzido pelos fabricantes e distribuído no mercado. O objetivo dessa etapa é avaliar a eficácia dos pictogramas sugeridos, sendo analisada a qualidade gráfica dos signos, sua facilidade de leitura e sua compreensão pelo público. A metodologia empregada é a pesquisa de opinião pública sem a identificação dos participantes, realizada através de documentação direta extensiva com aplicação de questionário com questões lógicas e objetivas de múltipla escolha. É utilizada a técnica de amostragem aleatória simples, sem controle de repetição, onde o marco amostral é a população alfabetizada que consomem lâmpadas para suas residências. Até o presente momento, os resultados encontrados indicam que os pictogramas são eficazes. A compreensão dos signos pelo público tem sido expressiva. Os pictogramas foram interpretados corretamente, quase na sua totalidade, por mais de 50% dos participantes.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

BRANDÃO, Helena C. L.; SOUZA, Daniel A. P. de; COSTA, Luiz Paulo B. da. PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DE PICTOGRAMAS A SEREM USADOS EM EMBALAGENS DE LÂMPADA:: estratégia voltada para eficiência energética em iluminação. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1420–1428. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4573. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)