Consumo de energia elétrica de campi universitários com edifícios de diferentes usos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3874

Palabras clave:

benchmarking energético, campus universitário, dados medidos

Resumen

O benchmarking é uma das ferramentas utilizadas para analisar o consumo relativo de energia de um edifício em relação a outros edifícios similares. No Brasil, uma das dificuldades para o desenvolvimento de sistemas de benchmarking baseado em dados medidos é a indisponibilidade das informações, pois não há base de dados públicas em relação ao consumo de energia elétrica dos edifícios. Este artigo tem por objetivo, então, apresentar parte da base de dados referente ao consumo de energia elétrica de edifícios de dois campi universitários da Universidade Federal de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi o levantamento e organização de dados com a consideração do consumo de energia elétrica no período de cinco anos, de 2015 a 2019. Foi calculado o EUI médio de 61 edificações com usos distintos, como laboratórios, restaurante universitários e unidades acadêmicas. Os respectivos EUI foram agrupados por tipos de uso dos edifícios. Os EUI médios foram comparados aos EUI de outras tipologias e de outras universidades do mundo. Os resultados mostram que os EUI médios dos edifícios da universidade estudada são de aproximadamente duas a dez vezes inferiores aos de universidades em outros países. Entende-se que as discrepâncias percebidas têm grande influência do tipo de condicionamento dos prédios. Espera-se que o presente trabalho contribua para o entendimento acerca de dados medidos de EUI de universidade pública brasileira com complexidade de usos em seu conjunto de edifícios. Os resultados obtidos podem servir como referência para estudos futuros sobre consumo de energia em edifícios universitários e contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento de métodos de benchmarking energético de edifícios no país.

Biografía del autor/a

Marina da Silva Garcia Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Architect, Salvador - BA, Brasil

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta, Doutora em Engenharia Civil, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG).

Ilka Afonso Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estatística, Professora do Instituto de Ciências Exatas, Belo Horizonte - MG, Brasil

Citas

SOBRENOME, Nome C. Formato ABNT, no estilo “ENCAC Referências”.

ALLAB, Y.; PELLEGRINO, M.; GUO, X.; NEFZAOUI, E.; KINDINIS, A. Energy and comfort assessment in educational building: Case study in a French university campus. Energy and Buildings, v. 143, p. 202–219, 2017.

BORGSTEIN, E. H.; LAMBERTS, R. Developing energy consumption benchmarks for buildings: Bank branches in Brazil. Energy and Buildings, v. 82, p. 82–91, 2014.

CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL (CBCS); PROCEL; ELETROBRAS. Ficha técnica: Equações de benchmark – Tipologia Universidade e Instituição de Ensino Técnico. 2021a. Disponível em: <https://plataformadeo.cbcs.org.br/universidade-e-instituicao-de-ensino-tecnico-geral/>. Acesso em: jun 2022.

CAO, X.; DAI, X.; LIU, J. Building energy-consumption status worldwide and the state-of-the-art technologies for zero-energy buildings during the past decade. Energy and Buildings, v. 128, p. 198–213, 2016.

CHUNG, W. Review of building energy-use performance benchmarking methodologies. Applied Energy, v. 88, n. 5, p. 1470–1479, 2011.

CHUNG, M.H.; RHEE, E.K. Potential opportunities for energy conservation in existing buildings on university campus: A field survey in Korea, Energy Build., v. 78, p. 176–182, 2014.

DELVAEYE, R.; RYCKAERT, W.; STROOBANT, L.; HANSELAER, P.; KLEIN, R.; BREESCH, H. Analysis of energy savings of three daylight control systems in a school building by means of monitoring. Energy and Buildings, v. 127, n. June, p. 969–979, 2016.

DING, Y.; ZHANG, Z.; ZHANG, Q.; et al. Benchmark analysis of electricity consumption for complex campus buildings in China. Applied Thermal Engineering, v. 131, p. 428–436, 2018.

DOU - DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, Publicado em: 29/03/2019 | Edição: 61-A | Seção: 1 - Extra | Página: 1, Órgão: Atos do Poder Executivo. Decreto nº 9.741, de 29 de março de 2019.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Balanço Energético Nacional 2021: Ano base 2020. 2021a. Empresa de Pesquisa Energética. – Rio de Janeiro: EPE, 2018. Disponível em: <https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-601/topico-596/BEN2021.pdf>. Acesso em: jul. 2022.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). BEN Relatório síntese 2021: ano base 2020. 2021b. Disponível em: <https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-601/topico-588/BEN_S%C3%ADntese_2021_PT.pdf>. Acesso em: jul. 2022.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). BEN Relatório síntese 2022: ano base 2021. 2022. Disponível em: <https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-675/topico-631/BEN_S%C3%ADntese_2022_PT.pdf>. Acesso em: jul. 2022.

ENERGY STAR. The ENERGY STAR Higher Education Benchmarking Initiative. 2023a. Disponível em: <https://www.energystar.gov/buildings/resources_audience/colleges_universities/hebi>. Acesso em: abr. 2023.

ENERGY STAR. Higher Education Benchmarking Initiative (HEBI) Summary Scorecard Round 2. 2023b. Disponível em: < https://www.energystar.gov/buildings/tools-and-resources/energy_star_higher_education_benchmarking_initiative_round_2_summary_scorecard>. Acesso em: abr. 2023.

GARCIA, M. S. Consumo de energia e conforto térmico em campus universitário: uma proposta de benchmarking. 2022. 295f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

GNECCO, V. M.; GERALDI, M. S.; FOSSATI, M.; TRIANA, M. A. Comparison between national and local benchmarking models: The case of public nursery schools in Southern Brazil. Sustainable Cities and Society, v. 78, n. December 2021, p. 103639, 2022.

KAMINSKA, A.; OZADOWICZ, A. Lighting control including daylight and energy efficiency improvements analysis. Energies, v. 11, n. 8, 2018.

KHOSHBAKHT, M.; GOU, Z.; DUPRE, K. Energy use characteristics and benchmarking for higher education buildings. Energy and Buildings, v. 164, p. 61–76, 2018.

LI, S.; CHEN, Y. Internal benchmarking of higher education buildings using the floor-area percentages of different space usages. Energy & Buildings, v. 231, p. 1–9, 2021.

LEE, S.H.; AUGENBROE, G. Energy Performance Evaluation of Campus Facilities. In: COBRA 2007, Londres. Anais… Londres: RICS, 2007. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/01c9/3c94fb74b7d5ef5dd18572a37e07ee079455.pdf>. Acesso em: mar. 2019.

MOHAMMADALIZADEHKORDE, M.; WEAVER, R. Universities as Models of Sustainable Energy-Consuming Communities? Review of Selected Literature. Sustainability (Switzerland), v. 10, n. 9, p. 1–17, 2018.

PODER360. Governo Bolsonaro corta R$ 3,2 bilhões do MEC. 2022. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/economia/governo-bolsonaro-corta-r-32-bilhoes-do-mec/>. Acesso em: jul. 2022.

SEKKI T.; AIRAKSINEN M.; SAARI A. Measured energy consumption of educational buildings in a Finnish city. Energy Build, v. 87, p. 105–115, 2015.

SHUKRI, M. A. M.; JAILANI, J.; HAUASHDH, A. Benchmarking the Energy Efficiency of Higher Educational Buildings: A Case Study Approach. International Journal of Energy Economics and Policy, v. 12, n. 2, p. 491–496, 2022.

VEIGA, R. K.; VELOSO, A. C.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. Application of machine learning to estimate building energy use intensities. Energy and Buildings, v. 249, p. 111219, 2021.

VELOSO, A. C. O.; SOUZA, R. V. G; SANTOS, F. N. Energy benchmarking for office building towers in mild temperate climate. Energy and Buildings, v. 222, p. 12–14, 2020.

WANG, J. C. A study on the energy performance of school buildings in Taiwan. Energy & Buildings, v. 133, p. 810–822, 2016.

WONG, I. L.; KRÜGER, E.; LOPER, A. C. M.; MORI, F. K. Classification and energy analysis of bank building stock: A case study in Curitiba, Brazil. Journal of Building Engineering, v. 23, n. February, p. 259–269, 2019.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

GARCIA, Marina da Silva Garcia; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; REIS, Ilka Afonso. Consumo de energia elétrica de campi universitários com edifícios de diferentes usos. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3874. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3874. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

5. Eficiência Energética

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3