Otimização do conforto ambiental em HIS da Vila Residencial da UFRJ a partir de um projeto de extensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3905

Palabras clave:

extensão universitária, conforto ambiental, ergonomia

Resumen

O presente trabalho apresenta o projeto de extensão “Oficinas Comunitárias Voltadas para o Conforto Ambiental e Eficiência Energética de Habitações”, realizado por membros do Grupo de Estudos em Conforto Ambiental e Eficiência Energética (AMBEE), composto por professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ e EBA/UFRJ), e por alunos das duas Unidades em parceria com a Associação de Moradores da Vila Residencial da UFRJ (AMAVILA). A extensão universitária é reconhecida com grande importância na formação dos estudantes e as universidades, juntamente com o seu corpo docente, têm incentivado e promovido a prática dos projetos de extensão. Motivados pela necessidade de melhoria de condições de conforto ambiental nas habitações da Vila Residencial da UFRJ, os professores do grupo AMBEE iniciaram este projeto com a parceria da AMAVILA em agosto de 2018. O objetivo desta extensão é identificar vulnerabilidades de conforto ambiental e ergonomia nas residências daquela comunidade decorrentes do crescimento desordenado e sugerir intervenções que gerem melhorias na qualidade de vida dos moradores. Através do projeto de extensão foi possível verificar uma relevante troca de conhecimento e aprendizado entre a comunidade e o corpo discente das duas faculdades.

Biografía del autor/a

Adriana de Almeida Muniz Alvarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Patrizia Di Trapano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Virgínia Maria Nogueira de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular na universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Citas

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações de interesse social. Rio de Janeiro, 2005b.

ABIKO, A.; ORNSTEIN, S. Inserção urbana e avaliação pós-ocupação (APO) da habitação de interesse social. São Paulo: FAUUSP, 2002.

BARBOSA, G. Diagnóstico da vila residencial da UFRJ – relatório final. Rio de Janeiro: UFRJ/POLI/DEG/PEU, 2016.

CORBELLA, Oscar; CORNER, Viviane. Manual de arquitetura bioclimática tropical para a redução do consumo energético. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Procel/Eletrobrás, 2014.

VILLA, S.; SARAMAGO, R.; GARCIA, L. Avaliação pós-ocupação no Programa Minha Casa Minha Vida. Uberlândia: UFU, 2015

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

ALVAREZ, Adriana de Almeida Muniz; TRAPANO, Patrizia Di; VASCONCELLOS, Virgínia Maria Nogueira de. Otimização do conforto ambiental em HIS da Vila Residencial da UFRJ a partir de um projeto de extensão. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3905. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3905. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental