A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NO COMPORTAMENTO TÉRMICO E NO FATOR DE VISÃO DO CÉU NO MICROCLIMA URBANO NO BAIRRO DE SANTA CECÍLIA

Autores/as

  • Ana Luiza Thomaz da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Erika Ciconelli De Figueiredo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

comportamento térmico, arborização, simulação computadorizada

Resumen

A pesquisa tem objetivo de analisar o microclima urbano no bairro de Santa Cecília, na cidade de São Paulo, para verificar a influência da massa arbórea e da urbanização no comportamento térmico da área. O método empregou medições in loco com um termo higrômetro e simulações com o software ENVI-Met. A urbanização no bairro de Santa Cecília se diferencia da urbanização do bairro de Higienópolis, circunvizinho, em diversos aspectos, sendo a arborização um dos pontos de destaque. O estudo do comportamento térmico da área para os pedestres é relevante, pois a região reúne vários equipamentos importantes, como hospital Santa Casa de Misericórdia e a estação Santa Cecília do Metrô, gerando um fluxo pedonal intenso. A largura das vias do bairro em questão é menor, se comparada ao bairro de Higienópolis, cuja urbanização privilegiou o conforto térmico das edificações. Para desenvolver a pesquisa foi necessário um inventário arbóreo da via principal do objeto de estudo, assim como a verificação da influência do Fator de Visão do Céu (FVC), proporcionado pela urbanização para compreender a variação resultante na temperatura do ar. A temperatura do ar na via varia de 31,7ºC a 33,1ºC como verificado na medição in loco. O estudo comparou, por meio de simulações computadorizadas, o resultado da variação do Fator de Visão do Céu da área em estudo, com e sem a arborização.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

SILVA, Ana Luiza Thomaz da; FIGUEIREDO, Erika Ciconelli De. A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NO COMPORTAMENTO TÉRMICO E NO FATOR DE VISÃO DO CÉU NO MICROCLIMA URBANO NO BAIRRO DE SANTA CECÍLIA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 389–398. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3909. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

2. Clima e Planejamento Urbano