Análise comparativa de conforto térmico e ventilação natural entre edifícios escolares com e sem a certificação ambiental AQUA-HQE
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3947Palabras clave:
Ventilação natural, Conforto térmico, Edificações escolares, Certificação AQUA-HQEResumen
As condições internas das salas de aula apresentam interferência direta na saúde, no conforto e no desempenho dos seus usuários. Uma das principais estratégias bioclimáticas recomendadas para climas quentes é a ventilação natural, especialmente para ambientes escolares, devido à elevada taxa de ocupação. Esta pesquisa visa comparar o desempenho da envoltória de salas de aula de edifícios escolares com e sem certificação AQUA-HQE, em termos de conforto térmico, ventilação natural e qualidade do ar interior (QAI). A partir de uma base de dados contendo informações do projeto arquitetônico de 66 escolas públicas construídas desde 2008 no estado de São Paulo, duas escolas situadas em Campinas-SP foram selecionadas para o estudo, sendo uma com e a outra sem a certificação AQUA-HQE. Variáveis ambientais internas e a operação manual de janelas e portas foram monitoradas nas salas de aula. Ao comparar as amostras da base de dados com e sem a certificação AQUA-HQE, foram evidenciadas poucas alterações no projeto arquitetônico direcionadas ao conforto térmico, à ventilação natural e à QAI, em função da certificação. Apesar disso, os resultados da pesquisa de campo mostraram que as poucas diferenças observadas no projeto contribuíram positivamente para que a escola com certificação AQUA-HQE apresentasse benefícios em relação à ventilação natural, ao conforto térmico e à QAI, se comparada à escola sem certificação.
Citas
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (2003). Resolução nº 9: Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em Ambientes Climatizados Artificialmente de Uso Público e Coletivo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.
ANSI/ASHRAE. ASHRAE Guideline 55-2020 Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. Atlanta, 2020.
CIBSE - Chartered Institution of Building Services Engineers. Applications Manual AM10, Natural Ventilation in Nondomestic Buildings, March 2005.
BUSSAB, WO; MORETTIN, PA. Estatística básica. São Paulo, SP: Saraiva, 2017. 9ª ed. ISBN: 9788547220228.
EFTEKHARL, M. M., MARJANOVIC, L. D., PINNOCK, D. J. Air flow distribution in and around a single-sided naturally ventilated room. Building and Environment, London, v. 38, p. 389-397, 2001.
FERNANDES, L. C.; KRUGER, E. L. Temperatura Radiante média obtida via termômetro de globo: análise crítica de dados de um estudo de campo. Revista de Arquitetura IMED, v. 8, n. 1, 2019.
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FDE. Projetos escolares (disponibilizados para pesquisa). Abril, 2017.
FUNDAÇÃO VANZOLINI. Referencial de Avaliação da Qualidade Ambiental de Edifícios Não Residenciais em Construção - AQUA-HQE-HQE. 2021. Disponível em: https://vanzolini.org.br/wp-content/uploads/2022/01/RT_AQUA-HQE-HQE-Edificios_nao-residenciais-2021.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas. 2022
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. C. K. Arquitetura Escolar - o Projeto do Ambiente de Ensino. 1. ed. São Paulo/SP: Oficina de Textos, 2011.
PERSILY, A.; DE JONGE, L. Carbon dioxide generation rates for building occupants. Indoor Air, [S. l.], v. 27, n. 5, p. 868–879, 2017. DOI: 10.1111/ina.12383.
RACKES, A. et al., Avaliação do potencial de conforto térmico em escolas naturalmente ventiladas. Florianópolis: XIII Encontro Nacional e IX Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2015. 10 p.
SANTOS, A. C. A. O. Estudo de localização de escolas públicas em áreas urbanas. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília. Brasília, p.103. 2012.
SIMÕES, G. N. Análise de desempenho de um sistema de ventilação natural de uma creche. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.
TELES, C. et al., Avaliação da eficiência energética e conforto térmico de projetos educacionais padronizados do FNDE. In: , 2019, João Pessoa, PB. XV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e XI Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ELACAC). João Pessoa, PB: [s. n.], 2019. p. 1-10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.