ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL EM ENFERMARIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COM OS SOFTWARES AGI-32 E LICASO

ESTUDO DE CASO LOCALIZADO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFREÉ E GUINLE (HUGG) - RJ

Autores/as

  • Alexandre Gois de Andrade PROARQ/FAU/UFRJ
  • Patrizia Di Trapano PROARQ
  • Mauro C. de Oliveira Santos PROARQ UFRJ

Palabras clave:

simulação computacional, iluminação natural, ritmo circadiano, HUGG

Resumen

Em edificações destinadas a ambientes de assistência à saúde, especificamente no que diz respeito à enfermarias, os sistemas de janelas têm fundamental importância, pois devem oferecer níveis adequados de iluminação natural no interior do ambiente, garantindo o conforto visual de seus ocupantes e favorecendo a economia de energia elétrica usada na iluminação artificial. Este trabalho tem como objetivo avaliar a quantidade e a qualidade da iluminação natural em enfermaria localizada na ala norte (D-03), terceiro pavimento do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle – HUGG, verificando se os usuários desta edificação são beneficiados pela sincronização do ritmo circadiano através da análise da disponibilidade de luz natural e/ou da iluminação artificial no ambiente estudado. A metodologia se desenvolveu com o levantamento “in loco” das características físicas e materiais do ambiente; simulação em softwares de iluminação AGI-32 (simulação estática da iluminação artificial, expressos na forma de valores absolutos de iluminância ao nível dos olhos do paciente em conjunto com o índice circadian stimulus CS; e do LICASO (simulação dinâmica de iluminação natural, produzindo séries anuais de iluminâncias e disponibilidade de luz natural), comparando com os parâmetros cDA, ASE, UDI e CS autonomy. Os resultados mostram que a enfermaria D-03 apresenta uma quantidade de luz natural acima do estabelecido pelos critérios da IES LM-83-2012, em alguns meses do ano, em especial nos horários das 12 às 16h, influenciando no ganho de carga térmica no ambiente e gerando ofuscamento, ambos mitigáveis através do uso das janelas operáveis. A pesquisa demonstrou a métrica CS e o conceito de disponibilidade de luz natural (DA), utilizadas em conjunto, a fim de identificar problemas relacionados ao ritmo circadiano em ambientes de permanência prolongada como enfermarias, cujas soluções sejam por meio de iluminação natural ou artificial, têm potencial para beneficiar os usuários de ambientes de saúde. O software LICASO possui uma grande velocidade para simulação, é de fácil interação com o usuário e trabalha com a norma IES LM-83-2012, e permite customização, apresentando-se como uma alternativa para os profissionais da área de projetos eficientes.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

ANDRADE, Alexandre Gois de; TRAPANO, Patrizia Di; SANTOS, Mauro C. de Oliveira. ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL EM ENFERMARIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COM OS SOFTWARES AGI-32 E LICASO: ESTUDO DE CASO LOCALIZADO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFREÉ E GUINLE (HUGG) - RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2599–2608. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4321. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial