ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALAS DE AULA

SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E ENSAIOS NO HELIODON

Autores/as

  • Ana Gabriela Cemensati Universidade Estadual de Maringá
  • Izabela Sanches Tessaro Universidade Estadual de Maringá
  • Marieli Azoia Lukiantchuki Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

iluminação natural, simulação computacional, heliodon

Resumen

O uso da luz natural é desejável tanto para suprir as necessidades humanas de contato visual com o exterior, quanto para a economia de energia, reduzindo o uso da iluminação artificial. No entanto, em climas quentes, como grande parte do Brasil, se esse recurso não for utilizado de maneira coerente, o desconforto pode ser maior que os benefícios, devido à grande carga térmica associada a essa estratégia passiva. Diversas soluções de projeto podem auxiliar nessas questões, tais como o dimensionamento das aberturas, o uso de protetores solares, entre outros. O objetivo do artigo é avaliar o desempenho da iluminação natural em um modelo padrão de sala de aula da Fundação de Desenvolvimento de Ensino (FDE). Posteriormente, os resultados qualitativos de simulações computacionais são comparados com ensaios no helidon, a fim de verificar as semelhanças e as diferenças entre as duas ferramentas analisadas. Para isso, o modelo de sala de aula foi primeiramente avaliado de forma quantitativa por simulações com o software DialuxEvo. Posteriormente, um modelo físico reduzido do modelo avaliado foi confeccionado e ensaiado no heliodon. Os resultados mostram que devido a grande extensão da abertura, durante o período do verão, três das quatro orientações analisadas apresentaram em ao menos um período do dia iluminância acima do recomendado, com exceção da Norte. Dessa forma, com relação ao parâmetro de uniformidade, todos se encontraram abaixo do recomendado pela normativa, devido aos significativos contrastes internos. Por fim, de forma geral, as simulações e o heliodon apresentaram resultados qualitativos compatíveis, com algumas discrepâncias no tamanho das áreas iluminadas no ambiente interno.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

CEMENSATI, Ana Gabriela; TESSARO, Izabela Sanches; LUKIANTCHUKI, Marieli Azoia. ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALAS DE AULA: SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E ENSAIOS NO HELIODON. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2619–2628. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4323. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

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