ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE MEDIÇÕES E SOFTWARES DE SIMULAÇÃO AGI- 32 E LICASO

ESTUDO DE CASO LOCALIZADO NO EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA – UFRJ

Autores/as

  • Patrizia Di Trapano PROARQ/FAU/UFRJ

Palabras clave:

simulação computacional, iluminação natural, conforto térmico

Resumen

No projeto de edifícios escolares, especificamente no que diz respeito a salas de aula, os sistemas de janelas e aberturas zenitais têm fundamental importância, pois devem oferecer níveis adequados de iluminação natural no interior do ambiente, garantindo o conforto visual de seus ocupantes e favorecendo a economia de energia elétrica usada na iluminação artificial. Este trabalho tem como objetivo analisar a quantidade e a qualidade da iluminação natural em sala de aula localizada no bloco D (sala 202) do edifício Jorge Machado Moreira - UFRJ, onde se encontram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Escola de Belas Artes. O uso desta sala atualmente está destinado às disciplinas de plástica I e II para os alunos Escola de Belas Artes. Esta sala tem como característica apresentar iluminação zenital na forma de lanternins, associados a um grande pano de vidro na fachada. A metodologia para a análise se desenvolveu nas seguintes etapas: levantamento das características físicas e materiais do ambiente; levantamento de iluminância da sala de aula através da distribuição de 19 pontos definidos com base na norma NBR15215-4:2005; medições realizadas através de luxímetro durante três dias na mesma semana do mês de maio/2018, em três horários distintos: 9:00, 12:00 e 15:00; simulação em softwares de iluminação AGI-32 (simulação estática que expressa resultados na forma de valores absolutos de iluminância para horários e dias específicos) e LICASO (simulação dinâmica que produzem séries anuais de iluminâncias), ambos com licenças estudantis fornecidas pela empresa Lighting Analysts; consulta à norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 – que define as iluminâncias necessárias e específicas para diversos ambientes. Os resultados obtidos mostram que apesar da sala de aula poder permanecer todo o dia com a luz artificial apagada, ela apresenta uma quantidade de luz acima do estabelecido pela norma. Através das simulações dinâmicas foi possível constatar também que a quantidade de iluminação natural é excessiva durante o ano, influenciando no ganho de carga térmica no ambiente e gerando ofuscamento. O software LICASO possui uma grande velocidade para simulação, é de fácil interação com o usuário e trabalha com a norma IES LM-83-2012, referência do LEED v.4, apresentando-se como uma alternativa para os profissionais da área de projetos eficientes.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

TRAPANO, Patrizia Di. ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE MEDIÇÕES E SOFTWARES DE SIMULAÇÃO AGI- 32 E LICASO: ESTUDO DE CASO LOCALIZADO NO EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA – UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2649–2658. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4326. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial