ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE MEDIÇÕES E SOFTWARES DE SIMULAÇÃO AGI- 32 E LICASO
ESTUDO DE CASO LOCALIZADO NO EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA – UFRJ
Palabras clave:
simulação computacional, iluminação natural, conforto térmicoResumen
No projeto de edifícios escolares, especificamente no que diz respeito a salas de aula, os sistemas de janelas e aberturas zenitais têm fundamental importância, pois devem oferecer níveis adequados de iluminação natural no interior do ambiente, garantindo o conforto visual de seus ocupantes e favorecendo a economia de energia elétrica usada na iluminação artificial. Este trabalho tem como objetivo analisar a quantidade e a qualidade da iluminação natural em sala de aula localizada no bloco D (sala 202) do edifício Jorge Machado Moreira - UFRJ, onde se encontram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Escola de Belas Artes. O uso desta sala atualmente está destinado às disciplinas de plástica I e II para os alunos Escola de Belas Artes. Esta sala tem como característica apresentar iluminação zenital na forma de lanternins, associados a um grande pano de vidro na fachada. A metodologia para a análise se desenvolveu nas seguintes etapas: levantamento das características físicas e materiais do ambiente; levantamento de iluminância da sala de aula através da distribuição de 19 pontos definidos com base na norma NBR15215-4:2005; medições realizadas através de luxímetro durante três dias na mesma semana do mês de maio/2018, em três horários distintos: 9:00, 12:00 e 15:00; simulação em softwares de iluminação AGI-32 (simulação estática que expressa resultados na forma de valores absolutos de iluminância para horários e dias específicos) e LICASO (simulação dinâmica que produzem séries anuais de iluminâncias), ambos com licenças estudantis fornecidas pela empresa Lighting Analysts; consulta à norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 – que define as iluminâncias necessárias e específicas para diversos ambientes. Os resultados obtidos mostram que apesar da sala de aula poder permanecer todo o dia com a luz artificial apagada, ela apresenta uma quantidade de luz acima do estabelecido pela norma. Através das simulações dinâmicas foi possível constatar também que a quantidade de iluminação natural é excessiva durante o ano, influenciando no ganho de carga térmica no ambiente e gerando ofuscamento. O software LICASO possui uma grande velocidade para simulação, é de fácil interação com o usuário e trabalha com a norma IES LM-83-2012, referência do LEED v.4, apresentando-se como uma alternativa para os profissionais da área de projetos eficientes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.