AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE RESFRIAMENTO PASSIVO NO CONFORTO TÉRMICO UTILIZANDO CÉLULAS DE TESTE EM PALMAS-TO

Autores/as

  • Murilo Marcolini Universidade do Porto, Portugal
  • Ricardo Almeida Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Eva Barreira Universidade do Porto, Portugal

Palabras clave:

resfriamento passivo, célula de teste, monitoração higrotérmica

Resumen

Com os custos cada vez mais elevados da energia e a necessidade de reduzir a pegada ecológica das cidades, a procura de tecnologia que permitam reduzir os consumos energéticos para resfriamento é cada vez mais relevante, sobretudo em cidades como Palmas-TO, que apresenta temperaturas muito altas durante o ano todo. A implementação de técnicas que garantam o resfriamento passivo das edificações poderão contribuir para esses objetivos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma campanha experimental, com a duração de cerca de 9 meses, durante a qual foi avaliado o efeito da ventilação natural e da pintura com tinta refletante, quando aplicadas individualmente e quando combinadas entre si. Para tal foram montadas duas células teste idênticas em Palmas-TO, tendo sido, em uma delas, implementadas as diferentes medidas de resfriamento passivo e tendo a outra permanecido inalterada, para ser possível a comparação dos resultados. Verificou-se que quando aplicadas individualmente, a ventilação natural cruzada foi a mais eficaz no período noturno e a pintura com tinta refletante apresentou melhor desempenho no período diurno. Quando combinadas a pintura com tinta refletante com a ventilação natural (cruzada, cruzada apenas durante a noite e por efeito chaminé), verificou-se uma melhoria do desempenho, garantindo-se maiores diminuições da temperatura face ao controle. Das três combinações, a que apresentou maior diferença média diária foi a pintura com tinta refletante com ventilação natural cruzada. No entanto, se avaliar a eficácia das técnicas considerando separadamente o período noturno e o diurno, verifica-se que a ventilação por efeito chaminé origina maiores diferenças no período diurno, sendo as diferenças no período noturno muito semelhantes nos três casos.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

MARCOLINI, Murilo; ALMEIDA, Ricardo; BARREIRA, Eva. AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE RESFRIAMENTO PASSIVO NO CONFORTO TÉRMICO UTILIZANDO CÉLULAS DE TESTE EM PALMAS-TO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 708–715. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4454. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

3. Conforto Térmico