ENSINO DE SIMULAÇÃO TERMOENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES
UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA
Palabras clave:
Rhinoceros Grasshopper, Simulação de desempenho térmico em projeto, Ensino de simulação termoenergética, Ensino em arquiteturaResumen
Boa parte dos arquitetos concorda que o desempenho das edificações deve ser importante no ensino acadêmico, no entanto, na maioria dos cursos de graduação em arquitetura, o ensino de desempenho térmico da edificação ocorre de forma distante em relação ao ensino de projeto. Por conseguinte, o processo criativo e a prática profissional não consideram de forma adequada questões do desempenho térmico da edificação na busca de solução de problemas de projeto. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é analisar as tomadas de decisões de projeto de estudantes de arquitetura na fase de concepção de projeto, considerando e não considerando simulações termoenergéticas. Para tanto, este estudo propõe o ensino com o programa de modelagem Rhinoceros e Grasshopper utilizando a ferramenta de simulação Honeybee no ensino de simulações simples nas fases iniciais do projeto. Ao mesmo tempo, compara-se este mesmo exercício com o processo de concepção analógico e sem resultados de simulação ao auxiliar na tomada de decisões. Notou-se considerável diferença entre as alterações e resultados de projeto em cada caso. Enquanto que as análises realizadas de forma manual permitiram maior flexibilidade de disposição de projeto, as realizadas por meio de simulações permareceram inalteráveis quanto à forma. Por outro lado, as estratégias traçadas de forma manual não obtiveram nenhuma comprovação de efetividade, além de não variarem quanto à escolha das propriedades da envoltória. Em contrapartida, as alterações realizadas com base em resultados de simulação obtiveram maior alterações e variações neste quesito.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.