ENSINO DE SIMULAÇÃO TERMOENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES

UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA

Autores/as

  • Larissa Pereira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Verzola Vaz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Lamberts Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Rhinoceros Grasshopper, Simulação de desempenho térmico em projeto, Ensino de simulação termoenergética, Ensino em arquitetura

Resumen

Boa parte dos arquitetos concorda que o desempenho das edificações deve ser importante no ensino acadêmico, no entanto, na maioria dos cursos de graduação em arquitetura, o ensino de desempenho térmico da edificação ocorre de forma distante em relação ao ensino de projeto. Por conseguinte, o processo criativo e a prática profissional não consideram de forma adequada questões do desempenho térmico da edificação na busca de solução de problemas de projeto. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é analisar as tomadas de decisões de projeto de estudantes de arquitetura na fase de concepção de projeto, considerando e não considerando simulações termoenergéticas. Para tanto, este estudo propõe o ensino com o programa de modelagem Rhinoceros e Grasshopper utilizando a ferramenta de simulação Honeybee no ensino de simulações simples nas fases iniciais do projeto. Ao mesmo tempo, compara-se este mesmo exercício com o processo de concepção analógico e sem resultados de simulação ao auxiliar na tomada de decisões. Notou-se considerável diferença entre as alterações e resultados de projeto em cada caso. Enquanto que as análises realizadas de forma manual permitiram maior flexibilidade de disposição de projeto, as realizadas por meio de simulações permareceram inalteráveis quanto à forma. Por outro lado, as estratégias traçadas de forma manual não obtiveram nenhuma comprovação de efetividade, além de não variarem quanto à escolha das propriedades da envoltória. Em contrapartida, as alterações realizadas com base em resultados de simulação obtiveram maior alterações e variações neste quesito.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

SOUZA, Larissa Pereira de; MELO, Ana Paula; VAZ, Carlos Eduardo Verzola; LAMBERTS, Roberto. ENSINO DE SIMULAÇÃO TERMOENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 900–909. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4483. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

3. Conforto Térmico

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