PRÁTICA DE ENSINO DO PROJETO DE ARQUITETURA A PARTIR DA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS PRESENTES EM RESIDÊNCIAS ICÔNICAS DA ARQUITETURA MODERNA GOIANA

Autores/as

  • Larissa Rodrigues Araújo PPG-PC- UFG
  • Loyde Vieira de Abreu-Harbich FAU-UPM
  • Karla E. Hora Ribeiro EECA-UFG

Palabras clave:

arquitetura moderna, estratégias bioclimáticas, conforto térmico, clima tropical de altitude (Goiânia)

Resumen

A arquitetura modernista apresentou a preocupação com adaptações da edificação ao clima local, incorporando diversas estratégias bioclimáticas. Considerando isso, este artigo objetiva descrever uma prática de ensino de projeto de arquitetura bioclimática aplicado a residências icônicas da arquitetura moderna goiana. O método de análise utilizado consiste na correlação entre as recomendações projetuais indicadas pelos métodos de Mahoney, Givoni e NBR 15220 (ABNT, 2003) e as estratégias empregadas nas residências selecionadas. Dentre os projetos de 13 exemplares residenciais de arquitetura moderna, foram selecionadas as 4 residências que contêm mais elementos de adaptação ao clima. Em seguida, foi verificado nelas o alcance das recomendações de projeto bioclimático dos diferentes métodos. O atendimento às diretrizes projetuais bioclimáticas para cada método em cada objeto de estudo foi comparado a partir de uma análise estatística descritiva. Pelos resultados encontrados, observou-se que nenhuma das casas atendeu integralmente a todas as recomendações, sendo que a de maior êxito contempla 67% destas recomendações de forma integral, e a de menor êxito, apenas 33%. Mesmo não contemplando as diretrizes projetuais plenamente, as residências analisadas apresentam diversas estratégias de adequação ao clima e contribuem, em parte, com soluções e estratégias compatíveis com a cidade. Esta análise permite sensibilizar o aluno e projetista para disseminação de boas práticas projetuais de conforto térmico, saúde e eficiência energética a partir de análise de estudos de caso, bem como aplicação de estratégias bioclimáticas em projetos futuros.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

ARAÚJO, Larissa Rodrigues; ABREU-HARBICH, Loyde Vieira de; RIBEIRO, Karla E. Hora. PRÁTICA DE ENSINO DO PROJETO DE ARQUITETURA A PARTIR DA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS PRESENTES EM RESIDÊNCIAS ICÔNICAS DA ARQUITETURA MODERNA GOIANA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1115–1124. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4510. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

3. Conforto Térmico