AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LUMÍNICO EM DIFERENTES ZONAS BIOCLIMÁTICAS BRASILEIRAS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE MÉTRICAS DINÂMICAS DE LUZ NATURAL

Autores/as

  • Camila Moreira Burtet Universidade Federal de Santa Maria
  • Giane de Campos Grigoletti Universidade Federal de Santa Maria
  • Guilherme Deboni Universidade Federal de Santa Maria
  • Natalia Helena Gallas Universidade Federal de Santa Maria
  • Paula Scherer Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

iluminância natural útil, radiação global horizontal, zona bioclimática brasileira

Resumen

O uso consciente da luz natural, além de viabilizar a redução do consumo de energia nas edificações, também é essencial ao bom desempenho lumínico dos ambientes. Além disso, as evidências sobre a preferência dos usuários para espaços que viabilizam iluminação natural e vista para o ambiente externo são crescentes. A partir desse panorama, com o objetivo de avaliar o desempenho da iluminação natural em zonas bioclimáticas brasileiras distintas, a métrica UDI (Useful Daylight Illuminance) foi aplicada em um modelo 3D de ambiente residencial. Para isso, foi utilizado o software DesignBuilder, tendo em vista critérios adotados pelo RTQ-R, como os referentes às dimensões mínimas do espaço, à porcentagem de refletância das superfícies e das horas em que há disponibilidade de luz natural. Os resultados obtidos mostram a radiação global horizontal para diferentes horas do dia e meses do ano para as cidades de Santa Maria (RS), Cuiabá (MT), e Fortaleza (CE), bem como o UDI para cada uma. Percebe-se, assim, a diferenciação acerca da distribuição e do índice de luz natural, em um mesmo espaço, conforme zonas bioclimáticas brasileiras distintas.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

BURTET, Camila Moreira; GRIGOLETTI, Giane de Campos; DEBONI, Guilherme; GALLAS, Natalia Helena; SCHERER, Paula. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LUMÍNICO EM DIFERENTES ZONAS BIOCLIMÁTICAS BRASILEIRAS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE MÉTRICAS DINÂMICAS DE LUZ NATURAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1518–1527. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4532. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

Artículos más leídos del mismo autor/a