LUZ E SAÚDE

INTEGRAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NATURAL E ELÉTRICA AO PROJETO ARQUITETÔNICO – ANÁLISE DA BIBLIOTECA JOSÉ DE ALENCAR – FACULDADE DE LETRAS – UFRJ

Autores/as

  • Patrizia Di Trapano Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thamires Nunes de Almeida Pessoa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Victória Emmerick Vaccani Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

iluminação integrativa, iluminação natural, iluminação elétrica, simulação computacional

Resumen

Este artigo mostra o estudo de caso desenvolvido na biblioteca José de Alencar – Faculdade de Letras - UFRJ, sobre as condições de iluminação natural e elétrica, tendo como base os princípios da iluminação integrativa e o conforto visual. A metodologia envolveu as seguintes etapas: levantamento físico e fotográfico; medições de iluminâncias; levantamento dos problemas existentes; simulações realizadas com o software Dialux Evo 9.2 para iluminação natural e elétrica; aplicação da metodologia desenvolvida pela certificação WELL-Lux Melanópico Equivalente (EML), para a condição de aproveitamento da luz natural e elétrica (métrica circadiana); análise crítica dos resultados. De acordo com as medições, em conjunto com a análise da simulação, concluímos que as condições da biblioteca atendem à norma de iluminação NBR ISO/CIE 8995 - métrica do sistema visual. A aplicação da metodologia desenvolvida pela certificação WELL-Lux Melanópico Equivalente (EML), mostrou que a biblioteca apresenta potencial melanópico através do aproveitamento da luz natural e elétrica.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

DI TRAPANO, Patrizia; PESSOA, Thamires Nunes de Almeida; VACCANI, Victória Emmerick. LUZ E SAÚDE: INTEGRAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NATURAL E ELÉTRICA AO PROJETO ARQUITETÔNICO – ANÁLISE DA BIBLIOTECA JOSÉ DE ALENCAR – FACULDADE DE LETRAS – UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1715–1724. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4557. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

Artículos más leídos del mismo autor/a