ESTUDO DE ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS PARA UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO NA CIDADE DE ENGENHEIRO COELHO - SP
Palabras clave:
arquitetura escolar, arquitetura bioclimática, conforto ambientalResumen
O desempenho e conforto no ambiente escolar são ferramentas fundamentais para um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem escolar. Desse modo, esse estudo tem como objetivo antecipar diretrizes a respeito de estratégias bioclimáticas, para uma escola pública de nível médio na cidade de Engenheiro Coelho, São Paulo. Para desenvolver as diretrizes foram analisados dados climáticos da região através dos softwares: Climate Consultant e ProjetEEE, complementados por dados do INMET. Além desses, por meio do Software LightStanza, foi realizado um estudo de insolação com um modelo de sala de aula nas principais orientações, Norte, Sul, Leste e Oeste. Através do estudo climático desenvolvido foi possível determinar estratégias bioclimáticas a serem adotadas no projeto com o intuito de garantir melhores condições de conforto. Para os períodos mais quentes do ano, estratégias como chaminés de ventilação, dimensionamento adequado das aberturas para insolação e ventilação, lanternins e prateleiras de luz para aproveitamento da iluminação natural, a utilização de brises e sombreamento para diminuir a radiação na edificação, uso de vegetação, que além de ajudar com a radiação também auxilia no controle da umidade e no conforto acústico. Para os períodos com maior amplitude térmica, além das estratégias já consideradas, a adoção de inércia de média intensidade e vedação da construção e do telhado auxiliarão o conforto na edificação. Apesar dos softwares não considerarem a tipologia da edificação em suas análises, a aplicação das estratégias pode oferecer o equivalente 89.1% ou 7807 horas de conforto sem a utilização de estratégias artificiais, comprovando a importância da adoção das mesmas.
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Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
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