Integração de estratégias bioclimáticas e dos ODS aos estudos de projetos arquitetônicos residenciais nas disciplinas de ateliê
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3891Palavras-chave:
Projeto arquitetônico, Metodologia de ensino, Arquitetura bioclimáticaResumo
O artigo mostra como integrar o desenvolvimento de disciplinas de projeto arquitetônico a ferramentas computacionais que auxiliem no entendimento e aplicação de estratégias bioclimáticas alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU) a fim de que possamos dissipar as especificidades da Agenda 2030 no Brasil no âmbito acadêmico, para os futuros arquitetos e urbanistas. A disciplina de Ateliê de Projeto Integrado II (API II), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus CPNV, com a temática de residência unifamiliar e os acadêmicos elaboram os projetos em grupos de até três pessoas. A metodologia adotada foi a integração de tecnologias computacionais, equipamentos e bibliografias com a finalidade de alcançar um projeto baseado em evidências bioclimáticas da cidade em questão, Naviraí, localizada em mato Grosso do Sul. Os resultados de projeto da disciplina refletem maior assertividade nas tomadas de decisão relacionadas ao conforto ambiental e sustentabilidade. O estudo mostrou que a integração de análises de conforto ambiental e dos ODS pode se dar de forma prática na rotina das disciplinas de Ateliê de Projeto Arquitetônico, com aplicação desde a formulação do partido arquitetônico. A integração de estratégias bioclimáticas e ligadas à sustentabilidade desde a fase zero de projeto trazem maior conscientização aos acadêmicos da necessidade de trazer a eficiência energética como um dos pilares da boa arquitetura.
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