Avaliação do comportamento térmico de materiais empregados em projeto de requalificação viária na cidade de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4001

Palavras-chave:

conforto térmico, ilhas de calor urbana, concreto poroso, requalificação viária

Resumo

Projetos de requalificação urbana recentes na cidade de Fortaeza/CE têm focado na mitigação de vulnerabilidades da cidade frente às mudanças climáticas. O objetivo desse trabalho é inferir o comportamento térmico dos materiais utilizados na via (blocos de concreto intertravado), nas calçadas (concreto poroso) e no mobiliário urbano (madeira) de uma requalificação realizada na cidade, a fim de evidenciar os impactos de suas aplicações no meio urbano. Como método, foram medidas as condições meteorológicas e as temperaturas das superfícies dos materiais ao longo de um ciclo diário (9 às 19h) na estação seca. Os resultados apontam que há diferenciação no comportamento térmico em função das características termo físicas dos materiais, bem como a exposição solar. A temperatura superficial de todos os materiais investigados nesse trabalho se manteve de 68 a 80% superior a temperatura do ar durante o período analisado, o que contribui para aquecer a baixa atmosfera. Durante o período de maior incidência solar, a temperatura superficial do pavimento intertravado utilizado na via foi menor que aquela encontrada no concreto poroso da calçada. Por outro lado, quando sombreada, a calçada esteve mais fria que as outras superfícies, o que indica que esse material permite a rápida dissipação do calor. Assim, a utilização de materiais porosos pode ser uma solução eficiente no combate à formação das Ilhas de Calor Urbanas (ICU), desde que adotadas estratégias de sombreamento adequadas ao clima local.

Biografia do Autor

Nara Gabriela de Mesquita Peixoto, Universidade de São Paulo

Mestre em Engenharia de Transportes, pela Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE,
Brasil). Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (São Paulo - SP,
Brasil).

Larissa Virgínia da Silva Ribas, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife - PE, Brasil). Doutoranda em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil)

Leonardo Marques Monteiro, Universidade de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). 

Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia Civil pela Texas A&M University.  Professora Associada III do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

PEIXOTO, Nara Gabriela de Mesquita; RIBAS, Larissa Virgínia da Silva; MONTEIRO, Leonardo Marques; BRANCO, Verônica Teixeira Franco Castelo. Avaliação do comportamento térmico de materiais empregados em projeto de requalificação viária na cidade de Fortaleza. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4001. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4001. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

2. Clima e Planejamento Urbano

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