PROJETO DE ENSINO CASA SUSTENTÁVEL

UMA ANÁLISE DO PROCESSO PROJETUAL VISANDO O ATENDIMENTO DE METAS DE DESEMPENHO PARA O SEMIARIDO POTIGUAR

Autores

  • Francisco Caio de Bezerra Queiróz niversidade Federal Rural do Semi-Árido/ UFERSA
  • Ian Kennedy Viana Noronha Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ UFERSA
  • Rafaela Duarte de Almeida Universidade Federal Rural do Semi-Árido/ UFERSA
  • Bárbara Lais Felipe de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA
  • Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA
  • Monique Lessa Vieira Olimpio Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA

Palavras-chave:

Processo projetual, Estratégias bioclimáticas, Simulação de Desempenho Térmico

Resumo

Este artigo apresenta a primeira etapa do Projeto de Ensino “Casa sustentável”, que visa desenvolver, para a região do semiárido potiguar, uma residência sustentável modelo. O objetivo é demonstrar o processo projetual de uma habitação de interesse social adaptada ao clima local e que promova conforto ao usuário, com baixo consumo de energia. O método está pautado nas seguintes etapas: 1) análise das variáveis climáticas da região e definição das estratégias bioclimáticas para o projeto, por meio de pesquisas documental e bibliográfica; 2) desenvolvimento do projeto da residência; 3) análise do desempenho do edifício, por meio de simulações computacionais com o uso dos softwares Sun Tool e DesignBuilder. Os resultados das simulações indicam que o desempenho térmico da edificação é satisfatório. Contudo, apontam que maior ganho térmico da edificação se dá pelo telhado. Logo, é necessário que sejam testados outros materiais, em especial na coberta, para aumentar a ocorrência de conforto. Espera-se que a “Casa Sustentável” se torne referência nos processos projetuais e construtivos locais, tendo em vista os bons resultados das simulações.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

QUEIRÓZ, Francisco Caio de Bezerra; NORONHA, Ian Kennedy Viana; ALMEIDA, Rafaela Duarte de; OLIVEIRA, Bárbara Lais Felipe de; RODRIGUES, Clara Ovídio de Medeiros; OLIMPIO, Monique Lessa Vieira. PROJETO DE ENSINO CASA SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO PROJETUAL VISANDO O ATENDIMENTO DE METAS DE DESEMPENHO PARA O SEMIARIDO POTIGUAR. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 3205–3210. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4408. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental