“ILUMINAÇÃO NATURAL EM ESPAÇO ESCOLAR EM VITÓRIA-ES”
Palavras-chave:
iluminação natural, iluminância, escolaResumo
O conforto visual de espaços escolares é questão que deve ser tratada de maneira cuidadosa durante o processo de projeto arquitetônico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho luminoso de sala de aula em Vitória-ES. Na metodologia foram feitas simulações com o software TropLux 8, no céu dinâmico de Vitória-ES, orientação Nordeste, em ambiente escolar. Foram realizadas análises com relação à carta solar, percentuais das UDIs, Uniformidade, Daylight Autonomy e Curvas Isolux. Quanto à Carta Solar, a análise aconteceu para 6 pontos no ambiente interno. Quanto às UDIs e Daylight Autonomy, as análises foram feitas para todos os dias do ano, de 7h às 17h. Quanto à uniformidade, analisou-se o dia 21 de cada mês nos horários de 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Quanto às curvas isolux, as análises foram realizadas para 21 de março, junho e de dezembro, às 10h, 12h e 14h. Como principais conclusões observa-se que de uma forma geral os níveis de iluminação natural são adequados para a realização das atividades, detectando-se porém incidência solar direta no ambiente interno em algumas fileiras da sala. Pode-se perceber também que em relação às UDIs, aproximadamente em 80% das horas há iluminação natural satisfatória para a realização das atividades, apesar da uniformidade ter sido detectada com níveis baixos, apenas havendo uma pequena melhora no horário das 14h. Quanto à Daylight Autonomy, constatou-se autonomia de luz natural em 100% das horas dos dias simulados. Quanto às Curvas Isolux, toda a área do ambiente possui valores de iluminância de acordo com a NBR ISO/CIE 8995-1:2013 e também de acordo com a faixa satisfatória dos percentuais das UDIs.
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