BIM 4D e 5D aplicado à disciplina de orçamentação de empreendimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.281

Palavras-chave:

Orçamento, Custo, Planejamento

Resumo

A exigência para a determinação de prazos de construção cada vez mais precisos é um dos maiores desafios a serem superados no setor da construção civil. Para as construtoras, obras orçadas com baixa margem de erro e executadas dentro do cronograma planejado representam economia de recursos e lucros representativos. As tecnologias usualmente utilizadas na gestão dos processos construtivos têm se mostrado insuficientes para enfrentar a crescente necessidade do mercado na busca por obras com menores custos e prazos mais enxutos. Diante deste cenário, as dimensões 4D e 5D do Building Information Modeling (BIM) vêm sendo, desde 2015, implementadas dentro da disciplina de Orçamento de Empreendimentos do curso de graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Os alunos por meio da disciplina, tomam ciência da importância de agregar custo e tempo ao modelo tridimensional, tendo como foco antecipar as tomadas de decisão para as etapas que precedem a execução da obra. Visando assim, minimizar erros construtivos que poderiam ser previstos com a realização do planejamento adequado da construção.

Ao longo do curso, por meio de exercícios práticos, são apresentadas as ferramentas BIM de orçamento e planejamento, que tornam o processo mais eficiente, exigindo cada vez menos intervenção humana. Entretanto, para que o nível de intervenções seja reduzido, o primeiro passo é o entendimento pelo aluno, de que a modelagem deve ser desenvolvida focada na extração de quantidades e diretamente relacionada aos critérios de medição adotados pela contratante. Além disso, outro aspecto importante apresentado durante o curso é a necessidade da modelagem em camadas, visto que os softwares BIM de orçamento não extraem separadamente quantidades de serviços de elementos modelados de forma unificada. É apresentada também, a importância da modelagem do maior número possível de elementos, uma vez que só é permitido extrair quantidades de itens desenhados virtualmente e a simulação da evolução construtiva da obra exibe somente os objetos contidos no modelo virtual. No curso, são elaborados orçamentos utilizando quantificações extraídas diretamente de modelos 3D por meio de visualizadores BIM 3D associados a softwares de orçamento ou utilizando plugins de orçamento instalados em softwares modeladores 3D, ou ainda tratando as quantidades extraídas dos modelos em softwares de orçamento não alinhados com a plataforma BIM, mas deixando claro que os softwares de orçamento associados a visualizadores 3D e os plugins ainda apresentam diversas limitações na parte de elaboração de orçamento e de exportação de dados para os softwares de planejamento. O curso, também foca no esclarecimento dos pontos positivos e limitações dos softwares de orçamento utilizados tais como, importação de tabelas de referência, criação de base própria, possibilidade de aplicação de mais de uma taxa de Bonificação e Despesas Indiretas (BDI), substituição automatizada de insumos por serviços, equalização automática de insumos, geração de Curvas ABC de serviços e de insumos (materiais, mão de obra, equipamentos, empreitadas e locações), cadastro de novos insumos com inserção de informações de rastreabilidade (número da proposta, data de emissão, tributação, fornecedor e contatos), além da determinação automática da duração de cada atividade, a exportação dos serviços de forma analítica para importação no software de planejamento de modo a possibilitar a geração de histogramas (materiais, mão de obra e de equipamentos). Esses softwares e plugins para orçamento ainda não possuem ferramentas suficientes para exportar informações completas do orçamento de modo que possam ser importadas diretamente para os softwares Microsoft Project ou Primavera, necessitando do intermédio do Microsoft Excel. Para o planejamento das obras modeladas em 3D, tem sido utilizado o software Navisworks, na versão estudantil, e para sua correta utilização, existe a necessidade de que cada objeto do modelo esteja vinculado ao serviço correspondente no orçamento, tornando possível estabelecer a relação de dependência entre as atividades e, consequentemente, definir prazos e equipes necessárias para a execução da obra. Os alunos conseguem promover a importação do modelo 3D para o software sem dificuldades, bem como o cronograma advindo do Microsoft Project. Outro aspecto abordado com os alunos é a importância da modelagem do canteiro de obras com suas respectivas mudanças de configuração em função do tempo. Por fim, são promovidas simulações 4D dos empreendimentos planejados em que o aluno entende que a simulação 4D é um excelente recurso para a visualização da evolução construtiva do empreendimento. Proporcionando a percepção detalhada dos objetos a serem executados e da sequência de atividades a ser seguida.

Os esforços canalizados pela UFF para introduzir a tecnologia BIM, nas dimensões 4D e 5D, em disciplinas do curso de graduação para capacitar seu corpo discente, tem gerado resultado positivo. Este resultado foi observado por meio do crescimento do número de alunos da instituição efetivados como estagiários em empresas de planejamento que estão investindo na tecnologia BIM para atender as demandas da indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e que ainda se deparam com dificuldades relacionadas à escassez de profissionais capacitados neste segmento.

Apresentação no YouTube:  https://youtu.be/kZH8hIgQPfs

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Biografia do Autor

Izabella Pessoa Castro, Universidade Federal Fluminence

Doutora em Ciência dos Materiais (IME),  Atualmente é Professora Adjunta DE do Departamento de Engenharia Civil (UFF). 

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

CASTRO, I. P. BIM 4D e 5D aplicado à disciplina de orçamentação de empreendimentos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.281. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/281. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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