Capacitação sobre processo colaborativo para empresas juniores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.329

Palavras-chave:

Capacitação, BIMcollab, Navisworks, Compatibilização

Resumo

Devido aos desenvolvimentos tecnológicos no ambiente da engenharia civil, percebe-se que os conhecimentos técnicos referentes à utilização de softwares e métodos que contribuem nas fases de planejamentos de um projeto são aspectos essenciais para que haja resultados satisfatórios. A atuação da Liga Acadêmica de BIM (LABIM), realizou-se com o objetivo de elevar os níveis de conhecimento acerca dessas habilidades técnicas. Deste modo, desenvolveu-se uma capacitação ocorrida em ambiente virtual (Google meet), em razão das restrições e das precauções tomadas para conter o avanço da pandemia da Covid-19. O evento foi direcionado para as empresas juniores Projetta e Pilares, da UFCA e da UEPB respectivamente, no âmbito do ensino do BIM, na qual participaram 20 membros da Projetta e 20 da Pilares. A experiência ocorreu do dia 20 ao dia 24 de julho de 2020, essa formação complementar direcionou-se para os alunos do curso de graduação de Engenharia Civil que faziam parte das empresas juniores citadas, onde foi apresentado um ensino sobre processos colaborativos dentro da tecnologia BIM. Com o intuito de obter um melhor desempenho nas suas atividades dentro dessas empresas.

A capacitação teve participação de 40 pessoas e carga horária total de 10 horas, nas quais foram apresentadas o processo colaborativo, o conceito de organização do projeto e a separação das competências de cada projetista, levando em consideração uma hierarquia para que se possa ter um ambiente de ordem entre os envolvidos. Além disso, foi abordado os procedimentos para a implementação da colaboração feita através de uma nuvem para manterem os arquivos salvos; no caso do workshop disponibilizado pela LABIM, utilizou-se o Dropbox, através do método de modelo central-local. Dessa forma, foi possível demonstrar com uma abordagem teórico-prática as interferências que podem ocorrer na hora de unir os projetos quando não compatibilizados, em que, provavelmente, só seriam percebidos na execução da obra. Nessa perspectiva, com o auxílio do plugin BIMcollab integrado ao software Navisworks foi possível fazer a análise dos projetos de modo a encontrar essas interferências automaticamente, atrelado a isso, foi apresentado o BCF, arquivo que facilita o processo. A iniciativa teve como competência abordada a técnica e a operação, de acordo com a elucidação exposta por Succar, Sher e Williams (2013). Esse processo colaborativo equivale a sobrepor todos os projetos elaborados, ou seja, o projeto arquitetônico, o projeto estrutural e os projetos de instalações poderão ser feitos por diferentes projetistas e ao serem finalizados, sejam apenas combinados. A capacitação teve como objetivo, simplificar ao máximo o processo colaborativo dentro da tecnologia BIM para os estudantes que acompanharam o workshop. Para que, dessa forma, os discentes possam analisar e julgar eventuais interferências entre projetos, visualizar os modelos integrados, prever possíveis erros e repassar as correções das incompatibilidades a serem feitas. Verificou-se, por meio de um questionário aplicado pelo Google Forms, que - baseando-se nas exposições dos autores supracitados - os participantes da capacitação entravam, a princípio, no Nível 0, no qual há falta de competência em uma área particular e após a capacitação saíram com o Nível 1, que se refere ao entendimento dos princípios e aplicabilidade prática inicial. Nesse contexto, o método de ensino-aprendizagem aplicado foi a experimentação, mesclando entre experimentação show e ilustrativa, segundo as definições de Taha et al., (2016). Nessa perspectiva, verificou-se que 60,6% dos participantes não tinham conhecimento prévio sobre o assunto abordado, 33,3% afirmou ter em um nível superficial e apenas 6,1% possuíam conhecimento prévio.

Após o evento, foi aplicado um questionário aos participantes e de acordo com o mesmo, a capacitação atingiu as expectativas e os objetivos de 100% do público, no qual, 51,5% considerou que o seu aproveitamento neste curso foi suficiente, 33,3% satisfatório e os demais, 15,2%, parcial. Assim, diante desses dados satisfatórios, pode-se afirmar que o evento proporcionou um efeito positivo para as empresas devido ao fato de ter agregado conhecimento aos membros presentes na capacitação. Na mesma pesquisa de satisfação, foi questionado o que cada participante achou da abordagem prática das ferramentas e mais da metade, 66,7%, afirmou ser muito boa, 30,3% respondeu ser boa e apenas 3%, regular. Em sequência, diante da indagação a respeito da abordagem teórica, 66,7% explicou ser muito boa e 30,3% ser boa, porém, 3% fez uso do termo “Achei detalhado ao extremo” na sua resposta. E diante dos dados coletados através do questionário, fica evidente para os organizadores que a metodologia de ensino utilizada foi adequada, porém, ainda cabe melhorias. Além disso, a Liga Acadêmica de BIM conseguiu melhorar o seu networking, ampliar os seus contatos e divulgar ainda mais o seu trabalho. Deste modo, com o evento realizado, a Liga conseguiu observar a eficácia dessa nova linha de atuação, que fora a capacitação de empresas, para ambos os lados, organizadores e público. Como também, esse evento foi de muita importância para a ampliação dos conhecimentos de didática e comunicação dos membros da LABIM.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/37ICE-ZquOE

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Biografia do Autor

Ivna Feitosa Alencar, Universidade Federal do Cariri

Centro de Ciências e Tecnologia, graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Joyce Fernandes Frutuôso, Universidade Federal do Cariri

Centro de Ciências e Tecnologia, graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Joel Evangelista Silva dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri

Centro de Ciências e Tecnologia, graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA),

Referências

SUCCAR, B; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment and application. Automation in Construction, Amsterdam, v. 35, p. 174-189. 2013.

TAHA, M.S, et al. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em ensino de ciências, Rio Grande do Sul, v.11, n. 1, 2016.

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

ALENCAR, I. .; FRUTUÔSO, J. .; LEITE, J. Capacitação sobre processo colaborativo para empresas juniores. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.329. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/329. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas