Interoperabilidade BIM entre TQS e REVIT

estratégias para realização de um projeto estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3479

Palavras-chave:

BIM, Interoperabilidade, plugin, software, GEBIM

Resumo

O BIM (Building Information Modelling) representa o desenvolvimento de novas formas de colaborar, produzir e compartilhar o conhecimento, entretanto é fundamental entender que para uma melhor gestão da informação ao longo do ciclo de vida da edificação é essencial que os diversos participantes tenham a compreensão global do modelo que será construído (CHECCUCCI et al., 2011).

 O projeto e a construção de um edifício é uma atividade de equipe, cada atividade e cada tipo de especialidade é suportado e ampliado por diferentes tipos de softwares. A interoperabilidade descreve a necessidade de passar dados entre aplicativos, permitindo que vários tipos de especialistas contribuam para um mesmo trabalho, eliminando dessa forma a necessidade de replicar a entrada de dados que já foram geradas anteriormente e consequentemente facilitar fluxos de trabalho e automação (EASTMAN et al., 2014).

Na metodologia BIM uma das soluções que ganham destaque em relação a interoperabilidade é o modelo IFC (Industry Foundation Classes). O IFC é um padrão aberto de arquivo, que define dados comuns, para possibilitar a troca de informações entre diferentes softwares BIM sem a perda de informações essenciais. Além do IFC outro facilitador de relevância é o plug-in disponível no TQS em parceria com a Autodesk, o plug-in exporta e importa as informações de uma estrutura entre o TQS e o Autodesk Revit.

Devido a relevância do tema em questão o Grupo de Extensão em BIM da Universidade Federal de Alagoas (GEBIM - UFAL) realizou uma semana de capacitação e um dos minicursos ofertados teve como tema a Introdução ao TQS. O presente artigo tem como objetivo comparar o processo de interoperabilidade BIM entre os softwares em questão por meio de arquivos IFC e pelo Plugin disponível no TQS para REVIT, além de demonstrar o aprendizado passado aos participantes através do minicurso ofertado.

Foram selecionados projetos arquitetônicos e estruturais levando em conta sua complexidade e a representatividade dos elementos envolvidos. O primeiro passo envolveu a exportação do arquivo do projeto arquitetônico no formato RTQ, por meio do plugin específico, para ser utilizado no software TQS. Com o projeto arquitetônico importado no software estrutural, foram exploradas as funcionalidades do plugin específico para aprimorar a compatibilização entre os elementos arquitetônicos e estruturais, buscando uma melhor integração entre os diferentes sistemas do projeto. Após a conclusão da modelagem e dimensionamento do projeto estrutural, realizou-se a importação do arquivo RTQ para o software Revit. A partir dessa importação, buscamos identificar e analisar possíveis interferências entre os elementos arquitetônicos e estruturais. Além disso, o plugin específico foi explorado para realizar a conversão automática das paredes existentes no modelo arquitetônico do Revit em cargas no TQS. As cargas correspondentes às alvenarias foram adicionadas com valores específicos para cada tipo de parede presente no modelo arquitetônico, para isso, é crucial que as paredes estejam adequadamente parametrizadas no projeto arquitetônico, para que sejam reconhecidas corretamente no TQS.

A segunda parte da capacitação foi executada no intuito de promover a prática do lançamento de uma estrutura de concreto armado com dois pavimentos. Os elementos estruturais presentes no lançamento da estrutura foram: pilares, vigas e lajes. Os componentes de fundação e escada ficaram para uma futura capacitação extra.

         Os primeiros elementos a serem lançados foram os pilares. Ao todo foram 16 pilares com dimensões: 15 cm de largura por 40 de comprimento, respeitando as prescrições estabelecidas pela NBR 6118/2014. A disposição dos pilares foi de acordo com uma melhor alternativa para a estrutura, proporcionando melhores apoios para as futuras vigas. Em seguida, foram lançadas as vigas em todos os pavimentos. 

         Por fim, foram lançadas as lajes no primeiro pavimento e no pavimento “Coberta”. As lajes lançadas foram do tipo pré-fabricada com vigotas e enchimento (lajotas ou EPS) com dimensões da nervura: 12 cm de largura, 8 cm de altura e 4 cm de capa, com 25 cm de largura do enchimento e peso específico de 1,5 tf/m³. Para as cargas nas lajes utilizamos 0,12 tf/m² de carga permanente e 0,15 tf/m² de carga acidental, sabendo que é um empreendimento residencial. Concluído o lançamento de todos os elementos estruturais proposto na capacitação, foi feito o processamento global no TQS para análises dos esforços da  estrutura.

A pesquisa demonstrou forte correlação entre os softwares TQS e Revit quando utilizados em conjunto, com benefícios como colaboração entre equipes, compatibilização de informações e coordenação dos projetos. A interoperabilidade através do formato IFC permitiu uma troca mais fácil de dados e integração entre os elementos modelados nos dois softwares. O plugin específico ofereceu recursos adicionais para a compatibilização de projetos e detalhamento de elementos estruturais. O processo envolveu exportar o projeto arquitetônico em RTQ para o TQS, criar um modelo 3D e gerar automaticamente os níveis do projeto estrutural. Em seguida, o projeto estrutural foi importado para o Revit, estabelecendo uma conexão entre os softwares e permitindo a identificação e prevenção de interferências entre os elementos arquitetônicos e estruturais. O plugin também possibilitou a conversão automática das paredes do modelo arquitetônico em cargas no TQS, facilitando a distribuição automatizada das cargas nas vigas. No entanto, é necessário uma visualização rigorosa para garantir a correta distribuição das cargas, e as paredes devem estar devidamente parametrizadas no projeto arquitetônico para serem reconhecidas adequadamente no TQS.

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Biografia do Autor

Anne Caroline Salvador Santos, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Mylena Gabriela Nascimento da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Joab Manoel Almeida Santos, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

José Carlos dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Mateus Rocha Almeida Santos , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Leonildo da Silva Neto , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Débora Santos Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil)

Referências

CHECCUCCI, E. D. S.; PEREIRA, A. P.; AMORIM, A. L. D. Colaboração e Interoperabilidade no Contexto da Modelagem da Informação da Construção (BIM). In: SIGRADI, X. C., 2011, Santa Fé, Argentina

EASTMAN, C. M.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R. e LISTON, K. BIM Handbook: A Guide to

Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors.

Hoboken: Wiley, 2008, 490 p.

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Publicado

02/11/2023

Como Citar

SANTOS, A. C. S. .; SILVA , M. G. N. da .; SANTOS, J. M. A. .; SANTOS JÚNIOR, J. C. dos .; SANTOS , M. R. A. .; SILVA NETO , L. da .; MOREIRA, D. S. . Interoperabilidade BIM entre TQS e REVIT: estratégias para realização de um projeto estrutural. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3479. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3479. Acesso em: 6 maio. 2024.

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