Treinamento BIM na Quatre

Autores/as

Palabras clave:

BIM, Treinamento, Ensino

Resumen

Building Information Modeling (BIM), visto ainda como uma metodologia inovadora na indústria da construção civil, possui um aporte teórico complexo com conceitos, ferramentas, fluxos de trabalho e protocolos, os quais devem ser apreendidos e aplicados pelos agentes desse setor. Ao observar a literatura percebe-se que muito já tem sido discutido e publicado sobre a adoção do BIM em curso de graduação, mas quando comparado a outros modos de apreendizagem as pesquisas são incipientes. Considerando essa lacuna, o presente trabalho objetiva descrever uma escola de treinamento, que oferta cursos em BIM para profissionais e futuros profissionais na área de Arquitetura, Engenharia e Construção, sob a luz das abordagens de Barison (2015) e Succar (2012).  A escola Quatre, sediada na cidade de Natal/RN, oferece treinamentos desde 2010, mas com o uso do BIM a partir de 2011. No período da pesquisa, foi delimitado como objeto de estudo dois de seus treinamentos que serão denominados como A e B, sendo que o B se enquadra na modalidade de treinamentos corporativos e o A como treinamento livre. A escolha foi dada pelo fato de esses cursos apresentarem a maior carga horária, por seus módulos (15h) terem relação direta com o BIM e por ser exigido o desenvolvimento de um projeto piloto (150h) para o recebimento do certificado de 300h (treinamento A com 10 módulos) e 360h (treinamento B com 14 módulos). Em ambos são desenvolvidos Modelos BIM arquitetônicos, estruturais, de sistemas prediais e do terreno, sendo abordados os usos: Design autoral; Modelagem de condições existentes; Análise estrutural; Coordenação espacial 3D; Estimativa de custos; e Planejamento 4D. As aulas ocorrem presencialmente e nelas são utilizadas as ferramentas Autodesk Revit®Autodesk Robot®Autodesk Navisworks®, Tekla BIMSight®, Enscape 3D®Trimble SketchUp® e a plataforma A360. Na modalidade A, cada turma contém no máximo 18 alunos com diferentes perfis e de acordo com a empresa em 2018 foram certificados mais de 150 pessoas.  A modalidade B tem como diferencial 04 módulos específicos que apresentam conteúdos relacionados aos fundamentos do BIM e ao fluxo de trabalho, além de acontecerem por meio de exposição teórica e pelo desenvolvimento de fluxogramas, de protocolos para o processo de modelagem e de Plano de Execução BIM.  Antes de iniciar o treinamento B é construído uma matriz para identificar o nível de maturidade e a capacidade da organização, além de se coletar e averiguar dados que permitam compreender as políticas, processos e tecnologias existentes. Com base na tese de Barison (2015), os resultados apontaram as seguintes funções BIM abordadas nesses treinamentos: Consultor operacional (B), Modelador BIM (A e B), Modelador de Instalações (A e B), Analista BIM (A e B), Piloto BIM (A e B), Gerente BIM do Escritório (B)  e da construtora (B).  Sob a ótica de Succar (2012), das nove competências individuais do BIM – IBC (Individual BIM Competencies) descritas no BIM ThinkSpace foram verificadas: Operação (A e B), Técnicas (A e B), Implementação (B), de Suporte (B). Em síntese, a aprendizagem BIM desses treinamentos tem como maior enfoque o campo da tecnologia, especialmente nas aplicações práticas (3D, 4D e 5D). Mas observa-se que nos módulos teóricos (treinamento B) existe um maior direcionamento para os campos de processos e de políticas e que nos módulos práticos, mesmo em menor proporção, são apresentados assuntos conceituais do BIM. A empresa pretende alinhar melhor os conteúdos teóricos e práticos em todos os módulos, adotar outras funções e competências individuais do BIM, inserir as ferramentas Dynamo®, Augin®, Autodesk Civil 3D, Autodesk Infraworks®, além de construir um BIMFramework.

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Citas

M. B. Barison, 2015. Introdução de Modelagem da Informação da Construção - BIM - no currículo: uma contribuição para a formação do projetista. Tesis. São Paulo: PoliUSP.

B. Succar, Building information modelling framework: Episode 17 INDIVIDUAL BIM COMPETENC. 2012. Disponível <https://www.bimthinkspace.com/2012/08/episode-17-individual-bim-competency.html> Acesso em: 02, set. 2019.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

RIBEIRO, Sandra Albino; GIESTA, Josyanne Pinto; SOARES, Rani de Moraes. Treinamento BIM na Quatre. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/245. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Descrição de treinamentos ou cursos de especialização

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