A APLICAÇÃO DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS INOVADORES (SCI) NAS OBRAS PACTUADAS PELO GOVERNO BRASILEIRO PARA O PROGRAMA PROINFÂNCIA

Autores

  • Ana Paula Flores Péres UFSM
  • Bruna Righi Dotto UNISINOS
  • Dalva Maria Righ Dotto UFSM

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1044

Palavras-chave:

Proinfância, Sistemas Construtivos Inovadores (SCI), Metodologia Inovadora (MI)

Resumo

A utilização dos Sistemas Construtivos Inovadores (SCI) nas obras pactuadas na segunda fase do Programa Proinfância é uma importante ferramenta de análise da utilização de um novo modelo de construir obras públicas no Brasil. Com este escopo, o objetivo deste estudo é descrever e analisar a aplicação do Sistema Construtivo Inovador (SCI) pelo governo brasileiro nas obras de escolas/creches do Programa citado, que busca a promoção de equidade social na educação, por meio da ampliação de vagas da rede escolar infantil, ofertada com gratuidade pelos municípios brasileiros. Utilizando uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental e estudos de caso de obras realizadas e em execução, vinculadas ao referido Programa com uso de SCI, se constatou que a utilização de novas técnicas construtivas pelo poder público ainda apresenta deficiência e pontos críticos a serem resolvidos, tanto no que se referente à gestão do processo, quanto de ordem tecnológica. Entretanto, ressalta-se a necessidade de projetar obras públicas com inovação tecnológica, pois as mesmas proporcionam respostas rápidas na efetivação de políticas públicas e, consequentemente, na destinação e utilização de recursos públicos e benefícios à população brasileira.

Referências

ABRAHAO AMÂNCIO, R.C.& FABRICIO, M. Avaliação técnica do produto de construção inovador: contexto brasileiro e internacional. (2015) Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/278027621_Avaliacao_tecnica_do_produto_de_construcao_inovador_contexto_brasileiro_e_internacional> Acesso em 30 jun. 2020. doi: 10.4322/978-85-89478-42-7-03.

BRASIL. FNDE. Proinfância. Projetos Padrão B e C Metodologias Inovadoras. Dispõem sobre as Metodologias Inovadoras. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfancia/areas-paragestores/manuais/item/4969-metodologias-inovadoras> Acesso em: 14 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Transparência e CGU. Relatório de Avaliação da Execução de Programa de Governo nº80 Implantação de Escolas para Educação Infantil. Dispõe sobre ações de controle realizadas em 10 anos da existência do Programa Proinfância. Brasília, 2017. Disponível em: <https://auditoria.cgu.gov.br/download/10722.pdf> Acesso em 14 out. 2019.

BRASIL. Relatório de Avaliação da execução de Programa de Governo nº80 Implantação de Escolas para Educação Infantil. Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. Brasília,2017.

CASTRO, J. A. Invento & inovação tecnológica: produtos e patentes na construção. 1 ed.São Paulo: Annablume, FAPESP, 1999.

CGU. Proinfância tem baixa eficácia e falhas de planejamento, aponta CGU. ControladoriaGeral da União. Brasilia, 2017. Disponível em: < https://www.gov.br/cgu/pt-br> Acesso em: 26 outubro de 2019.

FARAH, M. F. S. Processo de Trabalho na Construção Habitacional: Tradição e Mudança. São Paulo: Annablume, FAPESP, 1996. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rae/v44n3/v44n3a06.pdf> Acesso em: 26 outubro de 2019.

FNDE(2019)– Metodologias Construtivas. Dispõem sobre as metodologias inovadoras utilizadas no Programa Proinfância. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfancia/eixos-de-atuacao/mobiliarioe-equipamentos-2/item/4839> Acesso em: 26 de outubro de2019.

FNDE (2019) - Vantagens do Novo Método. Dispõem sobre as vantagens de utilização daMetodologia Inovadora.

Disponívelem:<https://www.fnde.gov.br/index.php/component/k2/item/4838?Itemid=1501> Acesso em 26 de outubro de 2019.

FRANCKLIN, J.I.;AMARAL,T.G. Inovação tecnológica e modernização na indústria da construção civil. Revista Ciência e Praxis, v.1, n.2, p. 5-10,2008.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SINAT). Portaria n. 550, de 11 de novembro de 2016. Diário Oficial da União – Seção 1, n.

218, p.126. Disponível em: <https://www.mdr.gov.br/auditoria/351-snh-secretarianacional/pbqp-h/12082-sinat> Acesso em: 30 jun. 2020.

OLIVEIRA,M.; PERES, A.P.F. Análise da Eficiência da Metodologia Inovadora – MI nas obras pactuadas pelo Programa Proinfância – 8 Fórum Internacional Ecoinovar - UFSM,Santa Maria, 2019. Disponível em:<http://ecoinovar.submissao.com.br/8ecoinovar/anais/resumo.php?cod_trabalho=295>Acesso em: 30 jun. 2020.

REZENDE, L. M. Monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância: uma proposta metodológica. 2013. xv, 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SILVA,V.da. Laudo técnico preliminar-Análise de inspeção visual- EMEI Liberdade. Novo Hamburgo, 2018.

TOMAZONI,M.L. Materiais Compósitos na Construção de escolas púbicas -Estudo de caso –UniRitter. Porto Alegre, 2019.

VERONA, L.A. E., MASERA, O. U. e CORRÊA, I. UFPel. Uso de indicadores compostos na análise da sustentabilidade de agroecossistemas de base familiar na região sul do Rio Grande doSul. Disponível em:<https://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/01/VERONAIndicadores-De-Sustentabilidade-na-Agricultura-CBO-2010.pdf> Acesso 26 de outubro de2019.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

PÉRES, Ana Paula Flores; DOTTO, Bruna Righi; DOTTO, Dalva Maria Righ. A APLICAÇÃO DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS INOVADORES (SCI) NAS OBRAS PACTUADAS PELO GOVERNO BRASILEIRO PARA O PROGRAMA PROINFÂNCIA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1044. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1044. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.