CONTRIBUIÇÃO DO BUILDING INFORMATION MODELING AO FACILITIES MANAGEMENT EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rafael Ramalho de Souza Silva Universidade de São Paulo
  • Sérgio Leal Ferreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1216

Palavras-chave:

Building Information Modeling (BIM), Facilities Management, Instituições de Ensino Superior (IES)

Resumo

Este artigo tem por objetivo fomentar a discussão quanto a contribuição que a Modelagem da Informação da Construção (do inglês Building Information Modeling, BIM) pode oferecer à gestão de facilidades em edificações de instituições de ensino superior (IES). As edificações existentes para este tipo de organização apresentam condições de operação singulares se comparadas com outros tipos de construções verticais semelhantes. Deste modo, a aplicação de processos BIM junto às práticas de Facilities Management pode auxiliar as IES no gerenciamento de suas instalações, promovendo a gestão de seus ativos em função dos requisitos de uso dentro de seus ambientes. Como forma de contribuir para alcançar este objetivo, optou-se por fazer uma pesquisa baseada no Design Science Research (DSR), um método de pesquisa direcionado à solução de problemas. O resultado foi a proposição de um Projeto de Solução cuja validação foi realizada em duas etapas: primeiro, com a intervenção em serviços que já estavam em andamento na instituição; e, segundo, com a simulação de processos relativos aos itens e serviços estudados.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

SILVA, Rafael Ramalho de Souza; FERREIRA, Sérgio Leal. CONTRIBUIÇÃO DO BUILDING INFORMATION MODELING AO FACILITIES MANAGEMENT EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1216. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1216. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

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