USO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PÓS-OBRA
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1234Palavras-chave:
Construção, Ciência de Dados, Assistência Técnica, Business IntelligenceResumo
Um grande problema enfrentado pelas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário é a dificuldade de controle e gestão dos processos em etapa posterior a entrega da obra. Por outro lado, os departamentos de assistência técnica possuem grande potencial de suporte à aplicação do ciclo PDCA, pois são os setores responsáveis pelo tratamento de não conformidades durante a construção e uso da edificação. A grande quantidade de dados que pode ser coletada neste processo, aplicada a metodologias e ferramentas adequadas, pode produzir informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Este artigo avalia o uso de ferramentas de Business Intelligence para o tratamento dos dados produzidos na etapa pós-obra e seu potencial em gerar conhecimento para otimização de diferentes áreas de uma construtora como produção, manutenção e suprimentos. O estudo foi desenvolvido considerando os processos de assistência técnica identificados na literatura. A aplicabilidade do software foi avaliada a partir da extração de indicadores, em protótipo construído com dados artificiais. Os resultados obtidos permitiram identificar o potencial e o valor agregado das informações de gerenciamento fornecidas pela ferramenta.
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