Considerações sobre o efeito aprendizagem em obras repetitivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2127

Palavras-chave:

Aprendizagem, Curvas de aprendizado, Linha de balanço, Obras repetitivas, Produtividade

Resumo

O incremento da produtividade dos operários a partir da aprendizagem é um fator amplamente reconhecido pelas empresas da construção. Todavia, os efeitos que podem ser esperados da aprendizagem em obras de natureza repetitiva são ainda pouco conhecidos, dada a intrincada interdependência entre equipes e atividades. O presente estudo combina simulação computacional e técnica da linha de balanço para buscar entender os efeitos da aprendizagem em obras repetitivas quando aos seus custos e prazos. Os resultados obtidos sugerem ganhos expressivos em relação aos custos, e de confiabilidade dos prazos de execução frente a variabilidade.

Biografia do Autor

Eduardo Luís Isatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1985), mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS (1996) e doutorado em Engenharia Civil pelo PPGEC/UFRGS (2005). Professor associado da UFRGS, membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI) e do Núcleo Orientado Para a Inovação na Edificação (NORIE/UFRGS), atuando em pequisa na área de gerenciamento e economia da construção, com foco nos temas de gestão de cadeias de suprimentos, gestão da qualidade e produtividade, custos e sistemas de informação na construção civil. Faz para do corpo de revisores dos periódicos Construction Management & Economics, Journal of Management in Engineering (ASCE) e Revista Ambiente Construído (Online). Atual Diretor Financeiro da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC).

Raquel Hoffmann Reck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Engenharia Civil na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

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Publicado

07/11/2022

Como Citar

ISATTO, E. L. .; RECK, R. H. Considerações sobre o efeito aprendizagem em obras repetitivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2127. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2127. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção