USO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PÓS-OBRA

Autores

  • Vitor Caldini Universidade Federal da Bahia
  • Elaine Varela Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1234

Palavras-chave:

Construção, Ciência de Dados, Assistência Técnica, Business Intelligence

Resumo

Um grande problema enfrentado pelas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário é a dificuldade de controle e gestão dos processos em etapa posterior a entrega da obra. Por outro lado, os departamentos de assistência técnica possuem grande potencial de suporte à aplicação do ciclo PDCA, pois são os setores responsáveis pelo tratamento de não conformidades durante a construção e uso da edificação. A grande quantidade de dados que pode ser coletada neste processo, aplicada a metodologias e ferramentas adequadas, pode produzir informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Este artigo avalia o uso de ferramentas de Business Intelligence para o tratamento dos dados produzidos na etapa pós-obra e seu potencial em gerar conhecimento para otimização de diferentes áreas de uma construtora como produção, manutenção e suprimentos. O estudo foi desenvolvido considerando os processos de assistência técnica identificados na literatura. A aplicabilidade do software foi avaliada a partir da extração de indicadores, em protótipo construído com dados artificiais. Os resultados obtidos permitiram identificar o potencial e o valor agregado das informações de gerenciamento fornecidas pela ferramenta.

Referências

AL-MOMANI, A.H. Examining service quality within construction processes. Technovation, v. 20, p. 643-651, 2000.

ALVES, K; LIRA, V; JUNIOR, A. O pós obra em empresas da construção civil. Revista de Engenharia Civil, n. 56, p. 34-43, 2019.

ANG, L.; BUTTLE, F. Customer retention management processes: A quantitative study.

European Journal of Marketing, v. 30, n. 1/2, p. 83-99, 2006.

BRITO, J.N.S. Retroalimentação do processo de desenvolvimento de empreendimentos de habitação de interesse social a partir de reclamações de usuários: estudo no programa de arrendamento residencial, 2009. (Dissertação de mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

CUPERTINO, D.; BRANDSTETTER, M.C.G.O. Proposição de ferramenta de gestão pós-obra a partir dos registros de solicitação de assistência técnica. Ambiente Construído, v. 15, n. 4, p. 243-265, 2015.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.

FANTINATTI, P. A. P. Ações de gestão do conhecimento na construção civil: evidências a partir da assistência técnica de uma construtora, 2008. (Dissertação de mestrado) -Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RAMOS, I.; MITIDIERI FILHO, C. V. Procedimentos de assistência técnica para construtoras.

Téchne, v. 15, n. 122, p. 58-61, 2007.

RESENDE, M; MELHADO, S; MEDEIROS, J. Gestão da qualidade e assistência técnica aos clientes na construção de edifícios. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFJF, Anais...Juiz de Fora: UFJF, 2002.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

CALDINI, Vitor; VARELA, Elaine. USO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PÓS-OBRA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.1234. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1234. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos Semelhantes

<< < 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.