PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1649Palavras-chave:
Compatibilização, Arquitetura de Interiores, Segurança Contra Incêndio, Responsabilidade ProfissionalResumo
Diante de sinistros ocorridos nos últimos anos em diversos tipos de edificações levanta-se a questão da responsabilidade do arquiteto diante da prevenção contra incêndios. Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo analisar como alguns escritórios especializados em Projetos de Arquitetura de Interiores na cidade de Curitiba têm feito a compatibilização de seus projetos com os Planos de Segurança Contra Incêndio e Pânico PSCIP, sendo estes de sua autoria ou não. Essa pesquisa foi realizada junto a alguns escritórios de arquitetura e ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, e através de uma análise qualitativa dos resultados é possível observar o posicionamento dos profissionais e como essa responsabilidade lhes é atribuída.
Referências
CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ. Código de Segurança Contra Incêndio ePânico. Disponível em:www.bombeiros.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=316.Acesso em 10 Jan. 2018.
FERNANDES, I. F. Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico. PublicaçãoCREA-PR. Curitiba, 2010, 25 p.
SEITO, A. I., ET AL. Segurança contra incêndio no Brasil. Ed. Projeto Editora. São Paulo,2008, 32 p.
SILVA, V. P., ET AL. Prevenção contra Incêndio no Projeto de Arquitetura. Ed.
IABr/CBCA, Rio de Janeiro, 2010.
VERBISKI, O. G. T. Uso do poder de polícia nas vistorias técnicas do Corpo deBombeiro da Polícia Militar do Paraná como medida complementar de segurança.
Curitiba, 6 p., 2014, Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização,Universidade Tuiuti do Paraná.
CAU/BR. Resolução n. 21, de 05 de abril de 2012, Item 1.5.5., Brasil, abr., 2012. Dispõesobre as atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista e dá outrasprevidências