Aspectos da conservação e da manutenção do sistema de cobertura plana do ICC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5707

Palavras-chave:

Cobertura plana, Equipamentos, Instalações prediais, Planos horizontais, Gestão da manutenção

Resumo

A cobertura plana do Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília constitui-se como o elemento integrador da unidade volumétrica do edifício, influência dos grandes planos horizontais na arquitetura moderna. Neste artigo, discute-se o potencial de uso da cobertura para a instalação de novos equipamentos e os possíveis impactos dessas interferências nos elementos da cobertura e suas interfaces, considerando diferentes demandas de manutenção e vida útil. O levantamento documental permitiu acesso aos projetos originais. Além disso, utilizou-se o drone para a inspeção predial e aquisição de imagens. Embora alguns equipamentos sempre estivessem presentes na cobertura do ICC, essas instalações geram fragilidades nas interfaces entre os diferentes elementos construtivos. A pesquisa identificou manifestações patológicas em regiões e pontos críticos que aceleram a degradação do sistema construtivo, além daquelas ações de manutenção incompatíveis com a conservação e durabilidade da cobertura. Busca-se contribuir com reflexões e diretrizes para a renovação e a gestão da manutenção do edifício. A demanda crescente por sistemas de climatização e geração de energia, por exemplo, requerem instalações adequadas, planejadas e projetadas levando-se em consideração as características da edificação, no entanto, sem afetar, principalmente, a cobertura.

Biografia do Autor

Lara Monalisa Alves dos Santos, Universidade de Brasília

Doutoranda na área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (Brasília - DF, Brasil).

Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília.

Especialização em Arquitetura de Sistemas de Saúde pela Universidade Católica de Brasília
Arquiteta do Exército Brasileiro (Brasília - DF, Brasil).

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Brasília.

Arquiteta do Exército Brasileiro (Brasília - DF, Brasil).

Matheus Gregorio Kaminski, Universidade de Brasília

Coordenador de Manutenção da Diretoria de Manutenção Predial da Secretaria de Infraestrutura – DIMAP/INFRA (Brasília- DF, Brasil).

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas.

Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental e Defesa Civil (Gestão de Riscos e Desastres).

Mestrando no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (Brasília - DF, Brasil).

Bruno Moraes Guimarães, Universidade de Brasília

Arquiteto e Urbanista da Fundação Universidade de Brasília, ocupante o cargo de Assessor Técnico da Secretaria de Infraestrutura (INFRA) (Brasília - DF, Brasil). 

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Especialista em Reabilitação Arquitetônica e Urbanística Sustentável.

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (Brasília - DF, Brasil).

Vanda Alice Garcia Zanoni, Universidade de Brasília

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília.

Pós-Doutorado pela Universidade Católica Dom Bosco.

Professora Doutora associada do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (Brasília - DF, Brasil).

Referências

FICHER, S. (org.). Instituto Central de Ciências 1963/1971. Brasília: UnB, 2001.

FONSECA, R. A estrutura do Instituto Central de Ciências: Aspectos históricos, científicos e tecnológicos de projeto, execução, intervenções e propostas de manutenção. Dissertação (Mestrado). PECC FT UnB. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

SILVA, É.; VASCONCELLOS, J.; SÁNCHEZ, J. M. Instituto Central de Ciências: A complexidade da síntese. In: Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira - 3°CIHCLB. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2019.

BONORA, A.; FABBRI, K.; FAVARETTO, G.; PRETELLI, M. Avant-garde installations. Mies and Bacon for the plant systems of Villa Tugendhat in Brno. In: International Docomomo Conference. Modern design: Social Commitment & Quality of Life (17th), p.72- 80, Spain: Universitat Politècnica de València, 2022.

MARTINS, P. Espaço Universitário, Impermanências e Megaestrutura: análise do Instituto Central de Ciências (ICC/UnB). Tese (Doutorado). PPG FAU UnB. Brasília, 2023.

SCHLEE, A. R. [et al]. Registro Arquitetônico da Universidade de Brasília. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2014.

DE JONGE, W. Sustainable renewal of the everyday Modern. Journal of Architectural Conservation, 23:1-2, 2017, p. 62-105.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

SANTOS, Lara Monalisa Alves dos; KAMINSKI, Matheus Gregorio; GUIMARÃES, Bruno Moraes; ZANONI, Vanda Alice Garcia. Aspectos da conservação e da manutenção do sistema de cobertura plana do ICC. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5707. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5707. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.