Análise da iluminação natural e conforto visual em ambientes de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2247

Palavras-chave:

Iluminação natural. Conforto visual. Escola.

Resumo

A análise da qualidade da iluminação natural e a percepção visual em ambientes de ensino, por meio de parâmetros de mensuração empregados na caracterização qualitativa e quantitativa do comportamento da iluminação natural, foram as diretrizes adotadas na pesquisa. Para tanto foram realizados experimentos para medição dos valores de iluminâncias. A qualidade lumínica de um ambiente está relacionada com os dados físicos de brilho das superfícies, retratados por meio das luminâncias e iluminâncias. O artigo considera os aspectos de eficiência energética no auxílio à redução do consumo de energia artificial, na promoção do conforto visual dos alunos, produtividade e desempenho visual em ambientes de ensino.

Biografia do Autor

Márcio José Sorgato, Universidade Tecnológica do Paraná

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba-Pr,Brazil).

Pollyanna Meireles Cordeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Docência para o Ensino Profissional, Científico e Tecnológico pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrada em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande-MS,Brasil).

Referências

LIM, G.-H. et al. Daylight performance and users’ visual appraisal for green building offices in Malaysia. Energy and Buildings, v. 141, p. 175-185, 2017.

SUK, J. Y. Luminance and vertical eye illuminance thresholds for occupants’ visual comfort in daylit office environments. Building and Environment, v. 148, p. 107-115, 2019.

KHLEDJ, S.; BENCHEIKH, H. Impact of a Retrofitting Project on Thermal Comfort and Energy Efficiency of a Historic School in Miliana, Algeria. International Journal of Architectural Heritage, v.15, n. 3, p. 407-425, 2021.

SHAFAVI, N. S.; TAHSILDOOST, M.; ZOMORODIAN, Z. S. Investigation of illuminance-based metrics in predicting occupants’ visual comfort (case study: Architecture design studios). Solar Energy, v. 197, p. 111-125, 2020.

VÁSQUEZ, A.N.G.; FELIPPE, M.L.; PEREIRA, F.O.R.; KUHNEM, A. Luminous and visual preferences of young children in their classrooms: Curtain use, artificial lighting and window views. Building and Environment, v. 152, p.59-73. 2019.

WANG, C.; ZHANG, F.; WANG, J.; DOYLE, J. K.; HANCOCK, P. A.; MAK, C. M.; LIU, S. How indoor environmental quality affects occupants’ cognitive functions: A systematic review. Building and Environment, v. 193, p. 107647, 2021.

SUK, J. Y. Luminance and vertical eye illuminance thresholds for occupants’ visual comfort in daylit office environments. Building and Environment, v. 148, p. 107-115, 2019.

SALAMATI, M.; MATHUR, P.; KAMYABJOU, G.; TAGHIZADE, K. Daylight performance analysis of TiO2@W-VO2 thermochromic smart glazing in office buildings. Building and Environment, v. 186, p. 107351, 2020.

KONG, Z.; UTZINGER, D. M.; FREIHOEFER, K.; STEEGE, T. The impact of interior design on visual discomfort reduction: A field study integrating lighting environments with POE survey. Building and Environment, v. 138, p. 135-148, 2018.

RICCIARDI, P.; BURATTI, C. Environmental quality of university classrooms: Subjective and objective evaluation of the thermal, acoustic, and lighting comfort conditions. Building and Environment, v. 127, p. 23-36. 2018.

LECCESE, A.; SALVADORI, G.; BURATTI, C.; BELLONI, E. A method to assess lighting quality in educational rooms using analytic hierarchy process. Building and Environment, v. 168, p. 106-501. 2020.

ZOMORODIAN, Z. S.; TAHSILDOOST, M. Assessment of window performance in classrooms by long term spatial comfort metrics. Energy and Buildings, v. 134, p. 80-93, 2017.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando. Eficiência energética na arquitetura. 3. ed. Eletrobras/Procel, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8995: 1. Iluminação de ambientes de trabalho Parte 1. Rio de Janeiro, 2013.

KREMER, A. A influência de elementos de obstrução solar no nível e na distribuição interna de iluminação natural: estudo de caso em protótipo escolar de Florianópolis. 194 f. Dissertação – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2002.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

LIMA, Fernanda; SORGATO, Márcio José; CORDEIRO, Pollyanna Meireles. Análise da iluminação natural e conforto visual em ambientes de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2247. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2247. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.