Efeito do substrato e número de demãos na medição de refletância solar em tintas
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5779Palavras-chave:
Refletância solar, Medição, Substratos, TintasResumo
A refletância solar é uma propriedade que influencia o desempenho térmico das edificações. Neste trabalho foi avaliada a influência de quatro substratos e do número de demãos de tintas na refletância solar da superfície. Para realizar os ensaios foram selecionadas três tintas tipo spray (branca, prata e verde), aplicadas sobre quatro substratos (cerâmica, fibrocimento, alumínio e lixa). O método foi dividido em: preparação e pintura das amostras, medição da refletância solar e análise dos resultados. A verificação da refletância solar foi determinada com base na norma ASTM E903 e uso de um espectrofotômetro UV-VIS-NIR. As amostras foram avaliadas na condição de superfície natural (sem pintura) e com aplicação de tinta (uma, duas e três demãos). Os resultados mostram que o número de demãos aplicados na superfície e o tipo de substrato afetam significativamente o resultado da refletância. Considerando todas as amostras analisadas a variação absoluta máxima da primeira para a segunda demão de tinta chegou a 0.35, e da segunda para a terceira demão 0.19.
Referências
EPE [Empresa de Pesquisa Energética] Balanço Energético Nacional (BEN) 2023. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2023
BARBOSA, M. M.; SCHLICHTING, I.; BRACHT, M.; LOESER, B.; MARINOSKI, D. L.; GUTHS, S. Revestimentos cerâmicos de fachada: análise e caracterização de propriedades térmicas e ópticas. In: Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 17., 2023, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2023.
SILVA, M. P. Simulação termoenergética e análise econômica do uso de telhados de alta refletância solar em uma residência unifamiliar. 2019. Dissertação. PPGEC/UFSC, Florianópolis, SC. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215434>.
KRELLING, A.F.; SILVA, M.P., SOUZA, R.V.; MARINOSKI, D.L.; GÜTHS, S. Análise laboratorial de propriedades ópticas e térmicas de dezesseis amostras de telhas disponíveis no mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.
DORNELLES, K. A. Biblioteca de absortância de telhas: base de dados para análise de desempenho termoenergético de edifícios. São Carlos: IAU/USP, 2021. Disponível em: <https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/571>
ANDRADE, M. M.. Revestimentos frios para coberturas e fachadas no Brasil: caracterização e avaliação do desempenho térmico. 2023. Dissertação USP, São Carlos, SP, 2023. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-06062023-155549/pt-br.php>.
DORNELLES, K. A. Absortância solar de superfícies opacas: métodos de determinação e base de dados para tintas látex acrílica e PVA. Tese de Doutorado. UNICAMP, 2008. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429167>
ASTM E903-12: Standard Test Method for Solar Absorptance, Reflectance and Transmittance of Materials Using Integrating Spheres. ASTM International, 2012.