Análise da cadeia produtiva de revestimentos de parede com o uso da argamassa estabilizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5807

Palavras-chave:

Cadeia Produtiva, Revestimento de Argamassa , Argamassa Estabilizada

Resumo

Os revestimentos de argamassa envolvem um conjunto de agentes que compõem uma importante cadeia produtiva específica da indústria de materiais da construção civil. Este trabalho visa apresentar as transformações que ocorrem na estrutura e nos agentes da cadeia produtiva de revestimentos de argamassa com a adoção da argamassa estabilizada. Para tanto, parte de uma abordagem teórico-qualitativa, com embasamento em referências bibliográficas e com a implementação de entrevistas realizadas com os principais agentes envolvidos na cadeia produtiva dos revestimentos. Como resultado são apresentadas a aproximação entre os elos e a redução dos agentes da cadeia com a adoção da argamassa estabilizada, além da perspectiva de crescimento, das barreiras e gargalhos e das ações que impulsionam a implementação dessa tecnologia, de acordo com a visão dos fabricantes e de construtoras entrevistados.

Biografia do Autor

Gabriela Maciel Monteiro, Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2021), especialista em perícia de engenharia e avaliações de imóveis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2023) e mestrado em Inovação na Construção Civil em andamento pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Francisco Ferreira Cardoso, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo da Especialidade Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil, chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil, coordenador do curso de Engenharia Civil, Presidente da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP e membro do Conselho de Graduação da USP.

Renata Monte, Universidade de São Paulo

Professora doutora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Engenheira Civil e Tecnóloga em construção Civil - Edifícios, com mestrado em engenharia Civil e doutorado em Ciencias ambos pela Escola Politécnica da USP. Estágio de Pós-doutorado na Loughborough University - Reino Unido com bolsa CNPq.  É membro da equipe de pesquisadores da Unidade EMBRAPII Poli USP Materiais para Construção Ecoeficiente. Coordena a Comissão de Estudo de Concreto de Alta e Ultra-alta Resistência (CE 018:300.014) e coordenou a Comissão de Estudo de Concreto Reforçado com Fibras (CE 018:300.011), ambas da ABNT. É membro do comitê técnico "Assessment of Additively Manufactured Concrete Materials and Structures" (TC ADC) da RILEM. 

Referências

CARDOSO, Francisco F. Capítulo II: A Dimensão Organizacional da Construção Civil. In: TIGRE, Paulo Bastos (org.), Setor de Construção Civil. Segmento de Edificações. Série Estudos Setoriais n. 5. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Nacional / SENAI. DN – Brasília, 2005. pp.71-124.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INSDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ABRAMAT. A Cadeia Produtiva da Construção. Fundação Getúlio Vargas Projetos, 2023. Disponível: < https://abramat.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Perfil-da-Cadeia-Produtiva-da-Ind-da-Construcao-2023-Membros-1.pdf >. Acesso em 02 de dez. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (ABRAMAT). Perfil da Cadeia Produtiva da Construção e da Indústria de Materiais e Equipamentos. São Paulo: Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção e FGV Projetos, 2015. 57p.

BAUER, E.; OLIVEIRA, V. C. Comportamentos e propriedades das argamassas estabilizadas de revestimento. In: XII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas,2017, São Paulo. XII Simpósio Brasileiro de Argamassas, 2017.

BRAUN, J.A. et. al. Análise da Cadeia Produtiva do Segmento de Impermeabilização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO, 16. São Paulo, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (ABRAMAT). A cadeia produtiva da construção e o mercado de materiais. Fundação Getúlio Vargas, 2007. Disponível em: <http://www.abramat.org.br/datafiles/publicacoes/estudo-cadeiaprodutiva.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2024

GARCIA, A. Projeto de Revestimento de Argamassa para fachada: A vivência de uma case. Monografia (Especialista) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios. São Paulo, 2005. 64 p.

CEOTTO, L.H; BANDUK, R.C e NAKAKURA, E.H. Revestimentos de Argamassas: boas práticas em projeto, execução e avaliação. Porto Alegre: ANTAC, 2005. — (Recomendações Técnicas Habitare, v. 1) 96p.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

MONTEIRO, Gabriela Maciel; CARDOSO, Francisco Ferreira; MONTE, Renata. Análise da cadeia produtiva de revestimentos de parede com o uso da argamassa estabilizada. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5807. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5807. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Argamassa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.