Análise da cadeia produtiva de revestimentos de parede com o uso da argamassa estabilizada
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5807Palavras-chave:
Cadeia Produtiva, Revestimento de Argamassa , Argamassa EstabilizadaResumo
Os revestimentos de argamassa envolvem um conjunto de agentes que compõem uma importante cadeia produtiva específica da indústria de materiais da construção civil. Este trabalho visa apresentar as transformações que ocorrem na estrutura e nos agentes da cadeia produtiva de revestimentos de argamassa com a adoção da argamassa estabilizada. Para tanto, parte de uma abordagem teórico-qualitativa, com embasamento em referências bibliográficas e com a implementação de entrevistas realizadas com os principais agentes envolvidos na cadeia produtiva dos revestimentos. Como resultado são apresentadas a aproximação entre os elos e a redução dos agentes da cadeia com a adoção da argamassa estabilizada, além da perspectiva de crescimento, das barreiras e gargalhos e das ações que impulsionam a implementação dessa tecnologia, de acordo com a visão dos fabricantes e de construtoras entrevistados.
Referências
CARDOSO, Francisco F. Capítulo II: A Dimensão Organizacional da Construção Civil. In: TIGRE, Paulo Bastos (org.), Setor de Construção Civil. Segmento de Edificações. Série Estudos Setoriais n. 5. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Nacional / SENAI. DN – Brasília, 2005. pp.71-124.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INSDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ABRAMAT. A Cadeia Produtiva da Construção. Fundação Getúlio Vargas Projetos, 2023. Disponível: < https://abramat.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Perfil-da-Cadeia-Produtiva-da-Ind-da-Construcao-2023-Membros-1.pdf >. Acesso em 02 de dez. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (ABRAMAT). Perfil da Cadeia Produtiva da Construção e da Indústria de Materiais e Equipamentos. São Paulo: Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção e FGV Projetos, 2015. 57p.
BAUER, E.; OLIVEIRA, V. C. Comportamentos e propriedades das argamassas estabilizadas de revestimento. In: XII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas,2017, São Paulo. XII Simpósio Brasileiro de Argamassas, 2017.
BRAUN, J.A. et. al. Análise da Cadeia Produtiva do Segmento de Impermeabilização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO, 16. São Paulo, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (ABRAMAT). A cadeia produtiva da construção e o mercado de materiais. Fundação Getúlio Vargas, 2007. Disponível em: <http://www.abramat.org.br/datafiles/publicacoes/estudo-cadeiaprodutiva.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2024
GARCIA, A. Projeto de Revestimento de Argamassa para fachada: A vivência de uma case. Monografia (Especialista) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios. São Paulo, 2005. 64 p.
CEOTTO, L.H; BANDUK, R.C e NAKAKURA, E.H. Revestimentos de Argamassas: boas práticas em projeto, execução e avaliação. Porto Alegre: ANTAC, 2005. — (Recomendações Técnicas Habitare, v. 1) 96p.