Estruturação de disciplinas sobre meios de representação e tecnologias digitais em Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5832Palavras-chave:
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Representação, Tecnologias digitais, BIMResumo
Este artigo apresenta uma proposta de estruturação e integração de disciplinas sobre desenho, meios de representação e tecnologias digitais, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Essa proposta, realizada por meio de intervenções do projeto Célula BIM e adotando o método da pesquisa-ação, apresenta conteúdos, ferramentas e metodologias propostas para as disciplinas Expressão Gráfica 1 e 2, Desenho e Meios de Representação em Projeto, e Tecnologias Digitais Aplicadas 1 e 2. O objetivo é promover uma sequência e aprofundamento dos conteúdos relacionados a diferentes formas de concepção e representação do projeto de arquitetura, envolvendo diversas atividades associadas à Modelagem da Informação da Construção (BIM). Entende-se que a proposta apresentada possibilita enriquecer a formação em Arquitetura e Urbanismo, ao proporcionar uma visão abrangente e crítica de diversas ferramentas e métodos de trabalho a serem adotados desde o início curso, com foco no conhecimento crescente das tecnologias digitais, especialmente do BIM, em consonância com o contexto contemporâneo.
Referências
BRASIL. Decreto Nº 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information
Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF,
n. 163, p. 2, 23 ago. 2019.
BRASIL. Decreto Nº 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou
indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito
da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983,
de 22 de agosto de 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 65, p. 5, 2 abr. 2020.
ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/index. Acesso
em: 26 abr. 2024.
PORTAL BIM ACADÊMICO. Disponível em: https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico/in%C3%ADcio?authuser=0.
Acesso em: 26 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto político pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo. Salvador: UFBA, 2023.
Disponível em: https://arquitetura.ufba.br/projeto-pedagogico. Acesso em: 2 maio 2024.
PEREIRA, A. P. C.; CARAMELO, R. N.; GROETELAARS, N. J.; CHECCUCCI, Érica de S. Introdução a modelagem geométrica, planificação
e fabricação digital em disciplina de Expressão Gráfica. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...].
Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3469. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/
enebim/article/view/3469. Acesso em: 9 maio. 2024.
NATUMY, Yone. O ensino de informática aplicada nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. 2013. 299 f.
Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
CELANI, Gabriela. A importância da pesquisa na formação de docentes: o caso da informática aplicada à arquitetura e urbanismo.
Cadernos de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie. Online), vol. 1, p. 1-10, São Paulo, 2008.