Potencial circadiano da iluminação artificial no retrofit de sala de aula universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5848

Palavras-chave:

Iluminação artificial, Ciclo circadiano, Luz circadiana, Simulação computacional, ALFA

Resumo

A descoberta das células ganglionares intrinsecamente fotossensíveis (ipRGC) confirmaram o impacto da luz no ritmo circadiano e nos níveis de alerta em humanos. Esta descoberta levou à apresentação de métricas para avaliar os efeitos não visuais da luz. A Certificação WELL em seu tópico “Projeto de iluminação circadiana” coloca que deve-se atingir 275 Lux Melanópicos Equivalentes (EML) por, pelo menos, 4 horas em postos de trabalho, durante o dia, podendo ser usada a iluminação elétrica para atingir esta métrica. Este trabalho teve então como objetivo, analisar projeto de retrofit do sistema de iluminação artificial de uma sala de aula de ensino superior, quanto ao seu potencial circadiano. Esse projeto foi concebido para melhorar o conforto visual, a eficiência energética e para atender à NBR ISO/CIE 8595:2013, não tendo sido considerado o potencial circadiano da luz durante a sua elaboração. Foi feita, então, simulação computacional com o uso da ferramenta ALFA, para análise da razão melanópica/fotópica (M/P) e da métrica EML. A razão M/P apresentou resultado neutro para todas as condições simuladas.  Nenhuma das luminárias testadas atingiu 275 EML em 100% das direções de visão.

Biografia do Autor

Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e doutoranda do Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil)

Ludmila Cardoso Fagundes Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Hugo de Araújo e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Gabriela Souza Podboi Adachi, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Referências

LO VERSO, V. R. M.; GIULIANI, F.; CAFFARO, F.; BASILE, F.; PERON, F.; DALLA MORA, T.; BELLIA, L.; FRAGLIASSO, F.; BECCALI, M.; BONOMOLO, M.; NOCERA, F.; COSTANZO, V. Questionnaires and simulations to assess daylighting in Italian university classrooms for IEQ and energy issues. Energy and Buildings, v. 252, p. 111433, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2021.111433

LLINARES, C.; CASTILLA, N.; HIGUERA-TRUJILLO, J. L. Do Attention and Memory Tasks Require the Same Lighting? A Study in University Classrooms. Sustainability, v. 13, n. 15, p. 8374, 27 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su13158374

DOULOS, L.T.; KONTADAKIS, A.; MADIAS, E.N.; SINOU, M.; TSANGRASSOULIS, A. Minimizing energy consumption for artificial lighting in a typical classroom of a Hellenic public school aiming for near Zero Energy Building using LED DC luminaires and daylight harvesting systems. Energy and Buildings, v. 194, p. 201–217, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2019.04.033

BELLIA, L; PEDACE, A; BARBATO, G. Lighting in educational environments: an example of a complete analysis of the effects of daylight and electric light on occupants. Building and Environment, v. 68, p 50–65, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2013.04.005

RU, T.; KOMPIER, M.E.; CHEN, Q.; ZHOU, G.; SMOLDERS, K. C. H. J. Temporal Tuning of Illuminance and Spectrum: Effect of a Full-Day Dynamic Lighting Pattern on Well-Being, Performance and Sleep in Simulated Office Environment. Building and Environment, v. 228, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2022.10984

KOMPIER, M.E.; SMOLDERS, K. C. H. J.; KRAMER, R. P.; MARKEN LICHTENBELT, W. D. van; KORT, Y. A. W. de. Contrasting Dynamic Light Scenarios in an Operational Office: Effects on Visual Experience, Alertness, Cognitive Performance, and Sleep. Building and Environment, v. 212, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2022.108844

FIGUEIREDO, E. C. D. Abordagem do ritmo circadiano no projeto de iluminação natural em edifícios de escritórios. Revista Sítio Novo, v. 7, p. 83, 28 mar. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.83-98p

IWBI. International WELL Building Institute. WELL v2. Circadian Lighting Design. 2024. Available at: https://v2.wellcertified.com/en/wellv2/light/feature/3. Acces in: fev. 2024.

MILLER, N.J.; IRVIN, A.L. M/P ratios – Can we agree on how to calculate them? IES: Illuminating Engineering Society, [S.I.], 27 set. 2019. Avaiable in: https://bit.ly/2RmXqIF. Access: 05 abr. 2024.

REVIT NEWS. ALFA – Um novo software de design de iluminação circadiana. Disponível em: https://www.revit.news/2018/06/alfa-a-new-circadian-lighting-design-software/. Acesso em 13 maio 2024.

NOOR, M. C.; SARADJ, F. M.; YAZDANFAR, S. A. Analytical Evolution of Measurement Methods for Light's Non-Visual Effects. Results in Engineering, v. 17, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rineng.2023.100922

BELLIA, L.; BŁASZCZAK U.; DIGLIO, F.; FRAGLIASSO, F. Assessment of Melanopsin-Based Quantities: Comparison of Selected Design Tools and Validation against on-Field Measurements. Building and Environment, v. 232, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2023.110037

PIERSON C.; AARTS, M.; ANDERSEN, M. Validation of spectral simulation tools for the prediction of indoor daylight exposure. Proceedings of the Conference CIE 2021, 2021, Bruges, Belgium, 1–3 September, 2021.

MONTEIRO, L. A; AVELAR, P. R.; PADILHA, D. B.; MEDEIROS, H. G.; SOUZA, R. V. G. Sistema de iluminação do CAD 3 - análise pela INI-C para retrofit. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 19., 2022, Canela. Anais [...] Porto Alegre: ANTAC, 2022. P. 1-11. DOI: https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2152

YANG, W.; JEON, J.Y. Effects of Correlated Colour Temperature of LED Light on Visual Sensation, Perception, and Cognitive Performance in a Classroom Lighting Environment. Sustainability 2020, 12, 4051. https://doi.org/10.3390/su12104051

SOLEMMA LLC. ALFA Adaptive Lighting for Alertness - A new circadian lighting design software. 2024. Available at: https://www.solemma.com/alfa. Access in: 20 abr. 2024.

COSTA, J. F. W.; AMORIM, C. N. D.; SILVA, J. C. R. Envidraçamento Eletrocrômico e Avaliação dos Efeitos Visuais e Não Visuais da Luz Natural: Estudos de Simulação para Brasília – Brasil. Journal of Daylighting, V. 11, p. 1-22, 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.15627/jd.2024.1

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

MONTEIRO, Larissa Arêdes; MENDES, Ludmila Cardoso Fagundes; DE ARAÚJO E SILVA, Hugo; ADACHI, Gabriela Souza Podboi; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de. Potencial circadiano da iluminação artificial no retrofit de sala de aula universitária. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5848. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5848. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.