Estímulo circadiano pela iluminação natural em salas de aula de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5778

Palavras-chave:

Iluminação natural, Ciclo circadiano, Simulação computacional, ALFA, Sala de aula

Resumo

A luz é o principal condutor dos sistemas visual e circadiano. O impacto da luz no sistema circadiano pode ser medido usando a métrica Lux Melanópico Equivalente (EML), que é dependente da intensidade da luz e de sua densidade de potência espectral. O plug-in ALFA para Rhinoceros permite o cálculo desta métrica fornecendo uma relação entre luz fotópica e melanópica (M/P). Diante da importância do desempenho cognitivo para o aprendizado, esta pesquisa objetivou investigar o potencial da iluminação natural para o estímulo circadiano de estudantes em salas de aula de ensino superior através dessas métricas. Foram realizadas simulações computacionais no plug-in ALFA para quatro salas de aula em diferentes orientações. Os resultados mostraram que as salas investigadas possuem insuficiência de luz natural para o estímulo circadiano. Observou-se maior disponibilidade de luz natural para estímulo circadiano em locais próximos às janelas e insuficiência nos pontos mais afastados destas. A fim de proporcionar um desempenho satisfatório para os usuários, foi reconhecida a necessidade de complementar a iluminação do ambiente com iluminação artificial.

Biografia do Autor

Ludmila Cardoso Fagundes Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e doutoranda do Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e doutoranda do Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Maxuel Soledade Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Ana Stefani do Carmo Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

MENDES, Ludmila Cardoso Fagundes; MONTEIRO, Larissa Arêdes; SANTOS, Maxuel Soledade; SANTOS, Ana Stefani do Carmo; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de. Estímulo circadiano pela iluminação natural em salas de aula de ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5778. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5778. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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