Conforto térmico em salas de aula: a percepção de crianças em ambientes escolares no clima quente e úmido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5855

Palavras-chave:

Conforto térmico, Salas de aula, Ventilação natural, Ar-condicionado

Resumo

No clima quente e úmido, o desconforto térmico está vinculado às temperaturas elevadas, levando ao uso do condicionamento artificial como uma solução para mitigar esse desconforto, inclusive em salas de aula utilizadas por crianças. No entanto, essa estratégia, além de contribuir para o aumento do consumo de energia, não garante necessariamente o conforto das crianças. Este estudo analisou o ambiente térmico e a percepção dos usuários em salas de aula ventiladas naturalmente (VN) e condicionadas artificialmente (CA) em escolas da rede municipal de uma cidade litorânea com clima quente e úmido. A pesquisa de campo integrou o monitoramento de variáveis microclimáticas com a aplicação de questionários, resultando em uma amostra de 619 crianças com idade predominante entre 9 e 10 anos. Os principais resultados mostram que, tanto nas salas de aula VN quanto nas salas CA, com temperaturas médias do ar de 29,24°C e 27,68°C, respectivamente, predominou a sensação de calor e o desejo por um ambiente mais resfriado. Entre as crianças das salas VN, foi identificada uma maior tolerância a temperaturas do ar mais elevadas, enquanto nas salas CA, a adaptação da vestimenta foi uma estratégia adotada para o conforto. Os resultados sugerem que o impacto do uso do ar-condicionado deve ser mais investigado, pois pode trazer consequências negativas à saúde, afetando os mecanismos termorreguladores dos indivíduos.

Biografia do Autor

Jullyanne Ferreira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba. 

Bárbara Lumy Noda Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba. 

Amanda Vieira Pessoa Lima, UFPB

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade Federal da Paraíba. 

Solange Maria Leder, Universidade Federal da Paraíba

Docente nos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Ambiental  e curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

SOUZA, Jullyanne Ferreira de; NOGUEIRA, Bárbara Lumy Noda; LIMA, Amanda Vieira Pessoa; LEDER, Solange Maria. Conforto térmico em salas de aula: a percepção de crianças em ambientes escolares no clima quente e úmido. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5855. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5855. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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