Conforto térmico em salas de aula: a percepção de crianças em ambientes escolares no clima quente e úmido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5855

Palavras-chave:

Conforto térmico, Salas de aula, Ventilação natural, Ar-condicionado

Resumo

No clima quente e úmido, o desconforto térmico está vinculado às temperaturas elevadas, levando ao uso do condicionamento artificial como uma solução para mitigar esse desconforto, inclusive em salas de aula utilizadas por crianças. No entanto, essa estratégia, além de contribuir para o aumento do consumo de energia, não garante necessariamente o conforto das crianças. Este estudo analisou o ambiente térmico e a percepção dos usuários em salas de aula ventiladas naturalmente (VN) e condicionadas artificialmente (CA) em escolas da rede municipal de uma cidade litorânea com clima quente e úmido. A pesquisa de campo integrou o monitoramento de variáveis microclimáticas com a aplicação de questionários, resultando em uma amostra de 619 crianças com idade predominante entre 9 e 10 anos. Os principais resultados mostram que, tanto nas salas de aula VN quanto nas salas CA, com temperaturas médias do ar de 29,24°C e 27,68°C, respectivamente, predominou a sensação de calor e o desejo por um ambiente mais resfriado. Entre as crianças das salas VN, foi identificada uma maior tolerância a temperaturas do ar mais elevadas, enquanto nas salas CA, a adaptação da vestimenta foi uma estratégia adotada para o conforto. Os resultados sugerem que o impacto do uso do ar-condicionado deve ser mais investigado, pois pode trazer consequências negativas à saúde, afetando os mecanismos termorreguladores dos indivíduos.

Biografia do Autor

Jullyanne Ferreira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba. 

Bárbara Lumy Noda Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba. 

Amanda Vieira Pessoa Lima, UFPB

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade Federal da Paraíba. 

Solange Maria Leder, Universidade Federal da Paraíba

Docente nos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Ambiental  e curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba.

Referências

IERVOLINO, S. A. Escola promotora da saúde: um projeto de qualidade de vida. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública). Universidade de São Paulo, 2000.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Transformar cada escola em uma escola promotora de saúde. Guia de implementação. 2022. Washington, D.C.: Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://doi.org/10.37774/9789275725306.

PIAGET, J; BRAGA, I. Para onde vai a educação?. J. Olympio, 1973.

PEREIRA, D.A.M; COUTINHO, A. S.; SILVA, L. B. Análise das condições de conforto térmico e da inércia térmica a que professores das escolas municipais de João Pessoa–PB. Anais [...]. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, v. 24, 2009.

FERNANDES FILHO, E; SILVA, E.C; SILVA, L.B; COUTINHO, A.S. Avaliação de Conforto Ambiental numa escola municipal em João Pessoa. Centro de Tecnologia/ Departamento de Engenharia de Produção UFPB, João Pessoa, 2007.

NOGUEIRA, M.C.J.A et al. Conforto térmico na escola pública em Cuiabá-MT: estudo de caso. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 14, set. 2012. ISSN 1517-1256.

TELI, D; JENTSCH, M. F.; JAMES, P. AB. Naturally ventilated classrooms: An assessment of existing comfort models for predicting the thermal sensation and preference of primary school children. Energy and buildings, v. 53, p. 166-182, 2012.

JIANG, J. et al. A field study of adaptive thermal comfort in primary and secondary school classrooms during winter season in Northwest China. Building and Environment, v. 175, p. 106802, 2020.

SHRESTHA, M. et al. A field investigation on adaptive thermal comfort in school buildings in the temperate climatic region of Nepal. Building and Environment, v. 190, p. 107523, 2021.

HOX, J. J.; BORGERS, N.; SIKKEL, D. Response quality in survey research with children and adolescents: the effect of labeled response options and vague quantifiers. International Journal of Public Opinion Research, v. 15, n. 1, p. 83-94, 2003.

KORSAVI, S. S; MONTAZAMI, A. Children's thermal comfort and adaptive behaviors; UK primary schools during non-heating and heating seasons. Energy and Buildings, v. 214, p. 109857, 2020.

HOLMBERG, I; WYON, D. The dependence of performance in school on classroom temperature. Department of Educational and Psychological Research, School of Education, 1969.

NODA, L.; LIMA V. P. A; SOUZA, J. F.; LEDER, S.; Quirino, L. M. Thermal and visual comfort of schoolchildren in air-conditioned classrooms in hot and humid climates. Building and Environment, v. 182, p. 107156, 2020.

BUONOCORE, C. et al. Thermal preference and comfort assessment in air-conditioned and naturally-ventilated university classrooms under hot and humid conditions in Brazil. Energy and Buildings, v. 211, p. 109783, 2020.

SAMUDIO, M. J.; GUEDES, J.; VASCONCELOS, M. T. S. D. A Detailed indoor air study in a school of Porto. In: INTERNATIONAL CONFERENCE AND EXHIBITION ON HEALTHY BUILDINGS, 8., Lisboa, 2006. Proceedings [...]. Lisboa: International Society of Indoor Air Quality and Climate, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15220 - Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Brasil, 2003.

INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Dados Meteorológicos. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/>. Acesso em 20 de setembro de 2019.

__________.ASHRAE (2017). ANSI/ASHRAE Standard 55-2017: Thermal environmental conditions for human occupancy. American Society of Heating, Refrigeration and Air-Condition Engineers, Inc. Atlanta, EUA, 2017 ISSN 1014-2336.

SOUZA, J. F. As crianças e o conforto térmico: sensações e preferências térmicas em escolas de ensino fundamental no clima quente e úmido. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

SOUZA, Jullyanne Ferreira de; NOGUEIRA, Bárbara Lumy Noda; LIMA, Amanda Vieira Pessoa; LEDER, Solange Maria. Conforto térmico em salas de aula: a percepção de crianças em ambientes escolares no clima quente e úmido. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5855. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5855. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.