Adoção de ferramentas BIM no gerenciamento de manutenções prediais

Autores

  • Valeska Caroline Albuquerque de Freitas UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Madalena Osório Leite UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Domingos Sávio Viana de Sousa UNIFOR - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5902

Palavras-chave:

BIM., Manutenção Preventiva, Eficiência Operacional

Resumo

A implementação de ferramentas BIM no gerenciamento de manutenções prediais visa proporcionar uma abordagem integrada e eficiente na gestão de edificações. Inspeções periódicas e manutenção são essenciais para garantir a estabilidade e segurança ao longo da vida útil de uma edificação. Em cidades como Fortaleza, leis específicas exigem certificados de inspeção atualizados, aumentando a valorização desses serviços. A metodologia BIM reduz imprecisões na organização de dados das diferentes disciplinas envolvidas na construção. O objetivo deste trabalho é analisar a adoção de ferramentas BIM no gerenciamento de manutenções prediais, utilizando o software de autoria BIM para criar um modelo 3D detalhado do imóvel. A coleta de dados envolveu observações em campo e análise de documentos. A inserção dos dados no Revit facilitou a gestão das manutenções preventivas e corretivas, aumentando a eficiência operacional.

Biografia do Autor

Valeska Caroline Albuquerque de Freitas, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Eng civil

Madalena Osório Leite, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, lean construction, curvas de aprendizagem, efeito aprendizado e produtividade. Atualmente é professora na Unifor dos cursos de arquitetura e engenharia civil.

Domingos Sávio Viana de Sousa, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992). Pós-graduado em Engenharia de produção pela Universidade Federal do Ceará e Universidade federal de Santa Catarina( 2003) Mestrado Profissional em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2005) - Incompleto Pós-graduado com MBA em Gestão Empresarial Pela FGV ( 2008 ) Mestre em Engenharia Civil ( Foco Gerenciamento ) Universidade Federal do Ceará (2016) Aprovado em concurso público para professor substituto na Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia de Produção Mecânica(2005-2006) Atualmente é professor contratado da Universidade de Fortaleza UNIFOR) e Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7) Atua na Indústria da Construção Civil (consultor de Planejamento e execução de obras, Inspeção predial entre outras atividades), setor privado, com mais de trinta anos de Experiência em supervisão de obras de incorporação.

Referências

BRAGANÇA, K. C. P.; LIMA, R. B. Uso de drone e plataforma BIM na inspeção predial: Estudo de caso. Revista Científic@ Universitas, Itajubá v.9, n.3, p.72-85, 2022.

COSTA, H. A.; SOUZA, M. P.; BALDESSIN, G. Q.; ALBANO, G.; FABRICIO, M. M. Modelagem BIM para o registro digital do patrimônio arquitetônico moderno. Revista Projetar, v.6, n.1, p. 49-68, jan. 2021.

NEDERVEEN, S.; TOLMAN, F. Modelling multiple views on buildings: Automation in Construction. Automation in Construction, v. 1, n. 2, p. 215-224, 1992.

MENEZES, L. Observations on the term BIM. Journal of Construction Engineering and Management, v. 137, n. 3, p. 123-130, 2011.

FRAZÃO, K. N. T. Manutenção Predial utilizando a metodologia BIM com ênfase na vida útil dos componentes construtivos. 2020. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020, 105p.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2020). NBR 5626: Instalação predial de água fria. ABNT.

Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE). (2012). Norma de Inspeção Predial. IBAPE.

Falconi, V. (1999). TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 10ª edição. Editora INDG.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2012). NBR 5674: Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. ABNT.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

FREITAS, Valeska Caroline Albuquerque de; LEITE, Madalena Osório; SOUSA, Domingos Sávio Viana de. Adoção de ferramentas BIM no gerenciamento de manutenções prediais. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5902. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5902. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.