Fluxograma para Implementação BIM no Ensino: Uma proposta para Cursos de Arquitetura e Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5930

Palavras-chave:

Bim, Ensino, Implementação BIM

Resumo

O conhecimento sobre BIM  torna-se cada vez mais importante na construção civil e a demanda por profissionais capacitados também. Visto que a metodologia BIM não é suficientemente abordada nas universidades brasileiras, este trabalho tem como objetivo ajudar a orientar mudanças nesse cenário, propondo um fluxograma para implementação BIM nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Por meio de uma revisão da literatura nacional e internacional, de uma pesquisa com docentes sobre adoção BIM e de discussões pertinentes ao processo, foram propostos dois modos distintos de implementação: a criação de novas disciplinas e a articulação de módulos dentro das disciplinas já existentes.

Biografia do Autor

Clara Vaqueiro Escosteguy, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Matheus Goulart Mena Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em  Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Larissa de Quadros Bianchini, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Engenharia Civil na Universidade de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Natalie Vione dos Santos , Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Nicole Aosani de Morais, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Eduardo César Pachla, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Débora Bretas Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Evelyn Paniz Possebon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Fabrício Longhi Bolina, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale dos Sinos. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

André Lübeck, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

ESCOSTEGUY, Clara Vaqueiro et al. Fluxograma para Implementação BIM no Ensino: Uma proposta para Cursos de Arquitetura e Engenharia. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5930. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5930. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

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