Avaliação de propriedades no estado fresco de argamassa estabilizada para revestimento com incorporação de areia de britagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5981

Palavras-chave:

Valorização de resíduos, Aditivo estabilizador de hidratação, Aditivo incorporador de ar, Reaproveitamento, Argamassa estabilizada

Resumo

Este estudo investiga várias formulações de argamassa estabilizada para revestimento de paredes e tetos, incorporando areia de britagem (AB) em substituição parcial à areia natural (AN), com o objetivo de avaliar a influência da substituição parcial do agregado por teores da AB no comportamento da argamassa estabilizada no estado fresco. Foram elaborados traços para dois tempos de estabilização (36 e 72h), com proporções específicas de materiais e aditivos. Para as formulações, foram realizadas misturas sem a presença de AB (traço referência) e com substituições parciais de 5, 10 e 15% de AN por AB, com utilização de cimento CP II – F 32 e aditivos incorporador de ar e estabilizador da hidratação. A avaliação das propriedades no estado fresco seguiu os requisitos especificados na NBR 13281-1:2023 para investigar o comportamento de cada traço produzido. Os resultados apontam que a substituição de AN por AB afeta significativamente as propriedades das argamassas no estado fresco, sendo que os traços de argamassas estabilizadas para 72h apresentam maior fluidez, enquanto as de 36h são mais consistentes. O teor de umidade é mais elevado em argamassas de 72h, assim como os traços com AB e em ambos os tempos de estabilização não há variações significativas na retenção de água. A densidade das argamassas aumenta com a substituição de AN por AB, devido à maior massa específica da AB. A avaliação do teor de ar incorporado revela que, enquanto as argamassas de 36h liberam ar gradualmente, as de 72h incorporam mais ar devido a maior quantidade de água e aditivos. Diante dos resultados obtidos essa pesquisa contribui com a destinação do resíduo de britagem como insumo para a produção de argamassas reduzindo o descarte de resíduos de processamento industrial.

Biografia do Autor

Pedro Lucas da Costa Duarte Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil). Atualmente é graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil).

Jocelia Santana dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil). Atualmente é graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil).

Regiane Filgueira Bôto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil). Atualmente é graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil).

Vinicius Silveira Oliveira Caldas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduando em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil).

Fernanda Nepomuceno Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorado em Engenharia Civil, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil). Professora Doutora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas - BA, Brasil).

Referências

GUINDANI, E. N. Argamassa estabilizada para revestimento: avaliação da influência da adição de finos nas propriedades do estado fresco e endurecido. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7211: Agregados para concreto - Requisitos. Rio de Janeiro, 2022.

ABREU, V. S. Avaliação da resistência de concretos com incorporações de pó de pedra e resíduo de construção e demolição (RCD). Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, RN, 2019.

MACIOSKI, G.; KUSZKOWSKI, H.; COSTA, M. R. M. M.; CASALI, J. M. Avaliação de propriedades no estado fresco e endurecido de argamassas estabilizadas. In: Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas. ISSN 2238-0191. Fortaleza, 2013.

BAUER, E.; REGUFFE, M.; NASCIMENTO, M. L. M.; CALDAS, L. R. Requisitos das argamassas estabilizadas para revestimento. Simpósio brasileiro de tecnologia das argamassas, Porto Alegre, RS, 2015.

CARASEK, H. Materiais de construção civil e princípios da ciência da engenharia de materiais. 49º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, B. T. Uso de resíduos de construção e demolição em argamassas para revestimento de alvenaria. Projeto de Graduação apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR NM 248: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2001.

________. NBR NM 23: Agregado graúdo – Determinação de massa unitária e de massa aparente. Rio de Janeiro, 2000.

________. NBR NM 52: Agregado graúdo – Determinação da absorção de água. Rio de Janeiro, 2009.

________. NBR NM 45: Agregado graúdo – Determinação da massa unitária e do volume de vazios. Rio de Janeiro, 2006.

________. NBR 16673: Agregados – Determinação do material fino que passa pela peneira de 75 µm por lavagem. Rio de Janeiro, 2021.

________. NBR 13281-1: Argamassas inorgânicas – Requisitos e métodos de ensaios Parte 1: Argamassas para revestimento de paredes e tetos. Rio de Janeiro, 2023.

________. NBR 13277: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação da retenção de água. Rio de Janeiro, 2005.

________. NBR 13278: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado. Rio de Janeiro, 2005.

________. NBR 13276: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Preparo da mistura e determinação do índice de consistência. Rio de Janeiro, 2016.

________. NBR 9939: Agregado graúdo – Determinação do teor de umidade total – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2011.

KAZMIERCZAK, C. de S.; ROSA, M.; ARNOLD, D. C. M. Influência da adição de filler de areia de britagem nas propriedades de argamassas de revestimento. Ambiente Construído, ISSN 1678-8621. Porto Alegre, 2016.

GOLDONI A. G.; PANDOLFO L. M.; GOMES A. P.; FOLLE D.; MARTINS M. S.; PANDOLFO A. Avaliação de um método baseado em análise de imagens para obtenção de parâmetros de forma em grãos de areia de britagem. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais. ISSN 1983-4195. Passo Fundo, RS, 2015.

BÔTO, R. F.; COSTA, F. N. Avaliação da perda de consistência da argamassa estabilizada com substituição da areia natural. In: XXVII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, SP, 2023.

TRISTÃO, F. A. Influência dos parâmetros texturais das areias nas propriedades das argamassas mistas de revestimento. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PIMENTEL, L. L.; PISSOLATO JUNIOR, O.; JACINTHO, A. E. P. G. A.; MARTINS, H. L. S. Argamassa com areia proveniente da britagem de resíduo de construção civil – Avaliação de características físicas e mecânicas. Revista Matéria, v.23, n.1, Campinas, 2018.

DILS, J.; BOEL, V.; DE SCHUTTER, G. (2015). Impact of Air Entrainment on the Microstructure and Mechanical Performance of High Performance Mortar. Key Engineering Materials, 629-630(358-365), 2014. doi: 10.4028/www.scientific.net/KEM.629-630.358

TOKARSKI, R. B. Comportamento das argamassas de revestimento no estado fresco, compostas com areia de britagem de rocha calcária e areia natural. Revista Matéria, v. 23, e-12196, 2018. doi: 10.1590/S1517-707620180003.0530.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

CERQUEIRA, Pedro Lucas da Costa Duarte; SANTOS, Jocelia Santana dos; BÔTO, Regiane Filgueira; CALDAS, Vinicius Silveira Oliveira; COSTA, Fernanda Nepomuceno. Avaliação de propriedades no estado fresco de argamassa estabilizada para revestimento com incorporação de areia de britagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5981. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5981. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Argamassa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.