Edifício histórico com uso educacional

configurando aberturas para o conforto térmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5988

Palavras-chave:

Simulação computacional, Edificação histórica, Edificação educacional, Desempenho térmico, Eficiência térmica

Resumo

Nas últimas décadas, embora tenha aumentado o interesse em avaliar o desempenho ambiental de edifícios históricos no Brasil, estudos relacionados ao conforto térmico de edificações adaptadas para uso educacional ainda são pontuais. Assim, a partir de um diagnóstico das condições térmicas atuais, este estudo tem como objetivo verificar e comparar a influência da modificação de aberturas no desempenho de uma edificação histórica com uso educacional. Considerando um edifício do início do séc. XX localizado em Petrópolis - RJ, simulações computacionais por meio da ferramenta DesignBuilder foram realizadas para o edifício em seu estado atual e com um modelo alternativo que considera uma reconfiguração das aberturas. Cinco salas de aulas foram analisadas em diferentes pavimentos e orientações do edifício. Como resultados, observou-se que os ambientes analisados no estado original apresentaram horas de conforto que variam de 27,0% a 38,0% do tempo de ocupação, com prevalência de desconforto por frio, com perdas de calor principalmente devido à ventilação natural. A modificação proposta aumentou as horas de conforto, variando de 63,0% a 85,0% do tempo. Em conclusão, o estudo apresenta uma alternativa viável para a melhoria do conforto térmico em uma edificação histórica.

Biografia do Autor

Jéssica Gomes de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de iniciação científica.

Beatriz Se Keng Moon, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Arquiteto na Cura Design.

Sabrina Andrade Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ambiente Construído pela University of Brighton, Reino Unido. Professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (Minas Gerais, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

CARVALHO, Jéssica Gomes de; MOON, Beatriz Se Keng; BARBOSA, Sabrina Andrade. Edifício histórico com uso educacional: configurando aberturas para o conforto térmico. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5988. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5988. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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